Início » PEC do voto impresso poderá ser votada na Câmara após publicação do parecer de comissão especial

PEC do voto impresso poderá ser votada na Câmara após publicação do parecer de comissão especial

A+A-
Reset
Destaque

A comissão especial da Câmara dos Deputados que debate a obrigatoriedade do voto impresso recomendou que o Plenário rejeite a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 135/19. O parecer elaborado pelo relator, deputado Raul Henry (MDB-PE), foi aprovado por 22 votos a 11.

O relator justificou que diferentemente do período em que o voto era em papel, não há nenhuma confirmação de uma única fraude nesse período. “A população brasileira, depois de 25 anos da utilização da urna eletrônica, reconhece e testemunha a conquista que ela representa”, disse Henry.

O relator listou, em nove páginas, motivos contrários à PEC 135/19, entre eles o risco potencial de fraudes devido à manipulação de comprovantes em papel, os empecilhos derivados do acoplamento de impressoras às atuais urnas eletrônicas e os efeitos diversos sobre o processo eleitoral e os partidos, entre outros.

A PEC 135/19 poderá ser apreciada pelo Plenário da Câmara após a publicação do parecer da comissão especial e decorridas duas sessões. Serão necessários pelo menos 308 votos favoráveis, em dois turnos, para a aprovação do texto, que será analisado pelo conjunto dos deputados em sua versão original.


Cliente Arko fica sabendo primeiro

Câmara dos Deputadoseleições 2022Voto Impresso

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais