Início » Agricultura familiar: Brasil assume presidência temporária de reuniões no Mercosul

Agricultura familiar: Brasil assume presidência temporária de reuniões no Mercosul

A+A-
Reset
DestaqueEconomia

O Brasil assume, em agosto de 2021, a Presidência Pro Tempore da Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar do Mercosul (Reaf) e da Reunião Especializada de Cooperativas do Mercosul (RECM), formadas por, também, Argentina, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai, Uruguai. A liderança será exercida por meio do secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo, do Ministério do Meio Ambiente (Mapa), César Halum.

De acordo com César Halum, esses são espaços fundamentais para debater ações de fomento ao pequeno agricultor. “Teremos a oportunidade de avançar em temas importantes para a agricultura familiar regional, como sanidade e inocuidade das produções deste público, acesso a mercados e comercialização dos seus produtos e a utilização do cooperativismo como ferramenta de fortalecimento”.

A cada seis meses, um país responde pela Presidência Pro Tempore das Reuniões, como forma de garantir a democracia e o equilíbrio entre os Estados que formam o bloco. A partir deste mês de julho, ambas as Presidências, que estavam à cargo da Argentina, foram transferidas para o Brasil, sob a responsabilidade do Mapa, por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF). O país segue no posto até janeiro, quando o Paraguai assume a posição.

As datas dos encontros serão definidas pela SAF e divulgadas no portal e nas redes sociais do Mapa.

Agricultura familiar: Reaf e RECM

A Reaf é um espaço cujo objetivo é o diálogo participativo entre agricultores familiares, organizações, instituições rurais, academia e governos, com o objetivo de formular políticas públicas específicas para os países integrantes do Mercosul. A criação da Reaf, em 2004, foi iniciada por uma demanda da Confederação dos Produtores Familiares do Mercosul (Coprofam).

A RECM, criada 2001, tem o propósito de inserir o cooperativismo na agenda de trabalho do Mercosul, facilitar o comércio e a intercooperação entre as cooperativas da região. O encontro também atua de forma conjunta com a Reaf, visando promover o cooperativismo/associativismo como ferramenta de fortalecimento da agricultura familiar no Mercosul.


Cliente Arko fica sabendo primeiro

Agriculturaagricultura familiar

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais