Início » PoderData: Lula lidera sucessão de 2022
Destaque

PoderData: Lula lidera sucessão de 2022

A+A-
Reset

A nova rodada da pesquisa PoderData sobre a sucessão de 2022, realizada de 2 a 4 de agosto, aponta que o ex-presidente Lula (PT) segue na liderança. Em segundo lugar aparece o presidente Jair Bolsonaro (Sem partido). No entanto, em relação ao levantamento anterior (5 a 7 de julho), Lula e Bolsonaro perderam quatro pontos percentuais em suas intenções de voto, índice acima da margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O ex-presidente baixou de 43% para 39%. E o presidente de 29% para 25%.

O PoderData, na comparação com pesquisas anteriores, incluiu o apresentador da TV Bandeirantes, José Luiz Datena, que recentemente se filiou ao PSL. Datena aparece com 7% das intenções de voto. Ele está numericamente atrás do ex-ministro Ciro Gomes (PDT), que tem 8%. Ciro e Datena empatam também com o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que registra 6%, e o ex-ministro Luiz Henrique Mandetta (DEM), que soma 4%. Brancos, nulos e indecisos somam 11%.

Nota-se que apesar da queda registrada por Lula e Bolsonaro, nenhum dos candidatos da chamada terceira via consegue atingir os dois dígitos de intenção de voto. Por outro lado, como as intenções de voto em Ciro, Datena, Doria e Mandetta somam 25%, há espaço no tabuleiro para o surgimento de uma alternativa fora da polarização Lula x Bolsonaro.

Lula vence rivais no 2º turno

As simulações de segundo turno continuam mostrando um cenário adverso para o presidente Jair Bolsonaro. Ele seria derrotado por Lula (52% a 32%) e Doria (42% a 32%). Num embate com Datena, haveria empate técnico (34% para cada um).

Lula, além de Bolsonaro, também venceria Doria (49% a 20%) e Datena (51% a 25%).

O grande complicador para Jair Bolsonaro nas simulações de segundo turno é sua elevada rejeição. De acordo com o PoderData, o presidente é rejeitado por 61% dos entrevistados. Em seguida aparecem Ciro e Datena (51% cada um), Doria (48%) e Lula (34%).


Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais