Início » Voto impresso: câmara convoca ministro da Defesa para explicações
DestaquePolítica

Voto impresso: câmara convoca ministro da Defesa para explicações

A+A-
Reset

A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (3), a convocação do ministro da Defesa, Walter Braga Netto, para dar explicações sobre suas supostas falas relacionadas ao voto impresso auditável. A comissão ainda não marcou data para ouvir o ministro, mas como ele foi convocado é obrigado a comparecer.

Os parlamentares querem esclarecimentos sobre possíveis afirmações de Braga Netto feitas a interlocutores condicionando a realização de eleições em 2022 à adoção do voto impresso.

A convocação do ministro foi sugerida pelo deputado Rogério Correia (PT-MG). “A ameaça vem acompanhada de diversas manifestações no mesmo sentido do presidente da República, que acusa a existência de fraudes nas eleições por meio de urnas eletrônicas, ainda que todas as eleições até então não tenham demonstrado qualquer fragilidade, fraude ou risco de comprometimento dos resultados”, disse o deputado.

O voto impresso está sendo discutido na Câmara por uma comissão especial. O parecer do relator, deputado Filipe Barros (PSL-PR), apresentado à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) PEC 135/19 exige a adoção de um tipo de urna eletrônica que permita a impressão do registro do voto.

Esse registro será uma espécie de cédula em papel, a ser depositada em recipiente indevassável, assegurada a conferência pelo eleitor, mas sem qualquer contato manual. O parecer deve ser votado na quinta.

Segundo apuração da Arko Advice, entretanto, a PEC que trata do voto impresso auditável provavelmente não será aprovada pelos deputados.


Cliente Arko fica sabendo primeiro

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais