Início » Comsefaz emite nota sobre insatisfação dos estados em relação ao texto da reforma do imposto de renda
Destaque

Comsefaz emite nota sobre insatisfação dos estados em relação ao texto da reforma do imposto de renda

A+A-
Reset

Os Estados continuam insatisfeitos com o texto apresentado pelo deputado Celso Sabino sobre o projeto de lei de reforma do imposto de renda. De acordo com nota, os secretários de Fazenda informam que “a nova versão do Substitutivo ao PL 2.337/21, que altera a tributação do Imposto de Renda, que foi inicialmente apresentado em 13 de julho de 2021 pelo relator do projeto, o deputado federal Celso Sabino, continua prevendo a subtração de receitas de estados e municípios e criando um horizonte de manifesta insolvência fiscal aos entes subnacionais.

A carta publicada pelo Comitê Nacional de Secretários da Fazenda, Finanças, Receitas ou Tributação dos Estados e Distrito Federal (Comsefaz) afirma que a proposta original do Governo Federal era pautada pela neutralidade da arrecadação. No entanto, a última versão do substitutivo alargou isenções tecnicamente não justificáveis e, segundo o comitê, resultará em redução de arrecadação para todos os entes, pondo em xeque o financiamento dos serviços públicos futuros.

“No projeto original, a atenuação da alíquota da tributação da pessoa jurídica de 25% para 20% é uma redução de carga tributária cujo impacto financeiro pode ser facilmente previsto, mas a sua compensação com a tributação de lucros e dividendos que forem eventualmente distribuídos está no campo da incerteza da estimativa, ao que se deve reservar copiosa prudência, uma vez que a população brasileira necessita do apoio robusto do financiamento dos serviços públicos durante a pandemia e na grande luta pela recuperação econômica e social a sucederá”, disse a nota. 


Cliente Arko fica sabendo primeiro

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00