Início » Arthur Lira diz que Reforma Administrativa deve ser pautada até o fim do mês
Destaque

Arthur Lira diz que Reforma Administrativa deve ser pautada até o fim do mês

A+A-
Reset

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou nesta terça-feira (3), durante evento da Confederação Nacional da Indústria (CNI), que espera votar a reforma administrativa (PEC 32/20) no Plenário da Casa até o final de agosto. Lira disse que o texto vem sendo discutido e debatido de forma transparente com todos os parlamentares.

“Pelo que conversei com o relator, eu espero que tenhamos a possibilidade de agora, ao final do mês de agosto, termos acesso ao texto da Reforma Administrativa no Plenário. Já vem acontecendo bastante audiências, reuniões e conversas. E com a articulação necessária na comissão, nós esperamos ter a votação logo, já que ainda temos que remeter a proposta ao Senado Federal”, afirmou o presidente da Câmara.

Lira destacou que um passo importante para o andamento da Reforma Administrativa foi a aprovação da proposta que limita os chamados supersalários. “Nós vencemos o primeiro obstáculo, que foi o combate às desigualdades. Isso era uma pauta pré-requisito de quase unanimidade dos partidos. Nós não poderíamos fazer uma Reforma Administrativa que visa dar uma melhor condição aos serviços de estado, que visa modernizar o estado, torná-lo mais leve e previsível, para que desonere os cofres públicos e para que os investidores tenham a certeza de que o gasto público serão contidos, sem essa pauta.”

Direitos serão mantidos

De acordo com Lira, a proposta não vai mexer com os direitos adquiridos e que as regras aprovadas valerão apenas para os futuros servidores públicos e que o objetivo é avaliar o serviço, não o serviço. Ele criticou, ainda, “versões” que circulam pela Câmara dos Deputados.

“Temos que tomar muito cuidado com as versões que são criadas sobre os fatos e a pior versão é essa que se divulga de que a Reforma vai acabar com o servidor público, que vai acabar com os serviço público e que vai acabar com todos os direitos. Não é verdade. Nós iremos manter e respeitar os direitos adquiridos. Vamos fazer uma modulação. Daqui pra frente, os novos entrantes dos serviço público terão a certeza de que serão mais cobrados e que as regras serão diferentes. O modelo será diferente e mais moderno, justamente se ajudando internamente e externamente ao que o Brasil precisa. “, garantiu

Arthur Lira destacou também que em razão das eleições no ano que vem, as propostas estruturais devem ser votadas e aprovadas até novembro pelas duas casas do Legislativo. Segundo ele, após esse prazo o Congresso vai estar focado em discutir o orçamento e após o recesso no fim do ano, na disputa eleitoral. “Infelizmente, com a polarização existente no Brasil hoje, nós temos a obrigação de entregar as matérias estruturantes para o nosso país até o mês de novembro. Após isso, vai ficar muito difícil. Os interesses políticos vão acabar se sobressaindo aos interesses do Brasil.”


Cliente Arko fica sabendo primeiro

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais