Início » Projeto prevê criação de sistema de crédito de logística reversa para destinação de resíduos sólidos
Destaque

Projeto prevê criação de sistema de crédito de logística reversa para destinação de resíduos sólidos

A+A-
Reset

O Projeto de Lei 1893/21, que tramita na Câmara dos Deputados, determina que os municípios que implementarem sistemas de crédito de logística reversa terão prioridade para receber os recursos federais para limpeza urbana e resíduos sólidos.

Os créditos de logística reversa são certificados que comprovam a realização de um serviço de logística reversa, com a destinação adequada dos resíduos sólidos. O objetivo do projeto é que esses créditos sejam emitidos e vendidos por quem fez a coleta, e comprados por empresas legalmente obrigadas a realizar logística reversa, como fabricantes de pneus e eletroeletrônicos.

De acordo com a proposta, o sistema de crédito integrará o plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos. Além disso, a coleta será de responsabilidade de empresas, e não de cooperativas de catadores. A expectativa é de que haja um aumento da escala de coleta seletiva. As cooperativas continuariam tendo prioridade nos locais que não tiverem sistemas de crédito de logística reversa.

Para o autor do PL, o deputado Carlos Henrique Gaguim (DEM-TO), a proposta poderá trazer ganhos substanciais para a melhoria da qualidade de vida dos munícipes, a atratividade econômica da atividade de logística reversa e a conservação dos recursos naturais.

O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Desenvolvimento Urbano; de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).


Cliente Arko fica sabendo primeiro

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais