Início » Ciro Nogueira aceita convite para ser ministro da Casa Civil
Urgente

Ciro Nogueira aceita convite para ser ministro da Casa Civil

A+A-
Reset

Convidado pelo presidente Jair Bolsonaro, o senador Ciro Nogueira (PP-PI) será o próximo ministro da Casa Civil. O anúncio foi feito nesta terça-feira (27) após reunião no Palácio do Planalto. Ele deve tomar posse na quarta-feira (28).

Ciro Nogueira é a mais importante liderança do chamado Centrão, e era aliado próximo dos ex-presidentes Lula e Dilma. Ele será o primeiro senador a ocupar um ministério no governo Bolsonaro, que tem dado preferência para nomear aliados provenientes da Câmara dos Deputados.

A mudança tem o objetivo de melhorar a relação do governo com o Senado Federal, que será responsável por aprovar a indicação de André Mendonça para o Supremo Tribunal Federal e de Augusto Aras para a Procuradoria-Geral da República (PGR). Além disso, há o surgimento de novas denuncias sobre o governo na CPI da Pandemia.

Como ficam os ministérios

A definição dá início para à reforma ministerial preparada por Bolsonaro. Ciro Nogueira substitui o general Luiz Eduardo Ramos, que será realocado na Secretaria Geral da Presidência. Já Onyx Lorenzoni se torna ministro de uma nova pasta: o Ministério do Emprego e Previdência.

PastaMinistro anteriorNovo ministro
Casa CivilLuiz Eduardo RamosCiro Nogueira
Secretaria Geral da PresidênciaOnyx LorenzoniLuiz Eduardo Ramos
Ministério do Emprego e PrevidênciaOnyx Lorenzoni

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais