Início » Queimadas: governo lança Antena Multissatelital com foco em fiscalização ambiental
Defesa e segurançaDestaque

Queimadas: governo lança Antena Multissatelital com foco em fiscalização ambiental

A+A-
Reset

O governo federal inaugurou, na última quinta-feira (22), a Antena Multissatelital, que vai permitir utilizar dados de satélite de observação da terra no auxílio à preservação ambiental e no combate às queimadas. A cerimônia ocorreu na sede do Ministério da Defesa, em Brasília, e contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro.

A antena possui 11,3 metros de diâmetro e permite a utilização de dados de satélite de observação da terra no auxílio à preservação ambiental de forma a complementar o Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

O equipamento poderá captar imagens de satélites operados pelo Estado brasileiro ou com as quais sejam celebrados contratos de aquisição de imagens. Desse modo, de acordo com o governo, será possível antecipar a antecipação e a intervenção dos focos de queimada, inclusive no período de alta densidade de nuvens na Amazônia.

“A implantação dessa antena complementa o projeto de monitoramento do desmatamento com tecnologia radar SipamSar e foi adquirido com recursos geridos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Essa ferramenta é capaz de receber dados dos satélites nacionais operados pela Força Aérea Brasileira e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, tendo acesso a imagens geradas em tempo real”, afirmou o ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto.

O equipamento, operado pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), foi instalado no Campo de Instrução do 6º Grupo de Mísseis e Foguetes do Exército Brasileiro, em Formosa, Goiás, e possui abrangência em todo o Brasil, incluindo grande parte da Amazônia.

O Censipam foi criado com a missão de monitorar, integrar e difundir informações para o planejamento e coordenação de ações em prol da proteção da Amazônia. O centro utiliza radares terrestres, transportados por aviões e satélites orbitais. Já o SipamSar, projeto que monitora o desmatamento com tecnologia radar, antecipa a intervenção em campo visualizando o terreno.


Cliente Arko fica sabendo primeiro

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais