Início » Maioria dos estados brasileiros tem data marcada para retorno às aulas presenciais

Maioria dos estados brasileiros tem data marcada para retorno às aulas presenciais

A+A-
Reset
Destaque

O Ministro da Educação, Milton Ribeiro, defendeu durante pronunciamento, nesta semana, o retorno às aulas presenciais nas escolas de todo o país.
“Quero neste momento conclamá-los ao retorno às aulas presenciais. O Brasil não pode continuar com as escolas fechadas gerando impacto negativo nestas e nas futuras gerações. O ministro da Educação não pode determinar o retorno presencial das aulas. Caso contrário, eu já teria determinado”, afirmou, ressaltando que o retorno é uma necessidade urgente.

Apesar da reabertura de vários setores econômicos ter começado há alguns meses, a maioria dos estados brasileiros continuam sem aulas presenciais. Até a primeira quinzena de julho, dez das 27 Unidades da Federação retomaram o ensino presencial na rede pública estadual e municipal. São eles: Amazonas, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins,

Em outros 14 estados e no Distrito Federal, o retorno dos alunos está marcado para ocorrer a partir de agosto, após o recesso escolar.

No DF, por exemplo, a Secretaria de Educação anunciou que as aulas presenciais nas escolas públicas, suspensas desde março de 2020, serão retomadas em 2 de agosto. Na rede privada, a retomada das atividades teve início em setembro do ano passado.

No Acre, a Secretaria de Educação do estado confirmou a volta das aulas presenciais nas escolas da rede pública de ensino com modelo híbrido, com aulas presenciais e remotas. A retomada está prevista para o dia 8 de setembro, com o início do segundo semestre do ano letivo 2021.

Em Porto Velho, embora alguns municípios de Rondônia ainda não tenham previsão, de acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), as aulas presenciais devem voltar também em agosto, com o adiantamento da segunda dose da vacina contra covid-19 para os servidores da educação.

Sem previsão

Dois estados brasileiros seguem sem previsão para a reabertura das escolas. Em Roraima, não há data definida para o retorno do ensino presencial nas escolas do governo e da prefeitura. Nas escolas particulares, as aulas ocorrem de forma híbrida.

Na Paraíba, mesmo com o avanço da vacinação contra a covid-19 no estado, o retorno das aulas nas escolas municipais e estaduais ainda está sendo discutido. A expectativa é que o retorno seja de forma híbrida, mas também não há uma data definida.

Para o especialista em educação Afonso Celso Galvão, a volta às aulas depende de uma série de fatores que devem ser levados em consideração antes de reabrirem as escolas, como a segurança de alunos e professores, e o avanço da vacinação nos estados, não só para os professores, mas para todo o corpo escolar.

“A falta das aulas presenciais gerou uma série de problemas que devem ser resolvidos, como a falta de engajamento dos jovens com a escola. Isso reflete muito no futuro do país. Tem que ter uma solução para isso, mas agora a principal solução é a aplicação de vacinas para que haja um retorno seguro”, afirmou Galvão.


Cliente Arko fica sabendo primeiro

Aulas presenciaisCovidMinistério da Educaçãoministério da saúdePandemia

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais