Início » Bolsonaro confirma Ciro Nogueira na Casa Civil

Bolsonaro confirma Ciro Nogueira na Casa Civil

A+A-
Reset
PolíticaUrgente

Em entrevista na manhã desta quinta-feira (22), o presidente Jair Bolsonaro confirmou que o senador Ciro Nogueira (PP-PI) será o novo ministro da Casa Civil. De acordo com o presidente, o objetivo da mudança, parte de uma reforma ministerial, é estreitar laços com o Congresso.

“Está praticamente certo. Vamos colocar um senador na Casa Civil e pode manter um diálogo melhor com o Parlamento. O General Ramos continua sendo ministro palaciano, vai para Secretaria Geral. O Onyx Lorenzoni, que eu chamo de ‘curinga’ vai para um novo ministério. Não vai ser aumentado o número de ministérios porque o Banco Central perdeu esse status há dois meses, reestabelecemos os 23 ministério com o Ministério do Emprego e Previdência” disse o presidente.

Ciro Nogueira é a mais importante liderança do chamado Centrão, e era aliado próximo dos ex-presidentes Lula e Dilma. Em um vídeo do período das eleições que voltou a circular nas redes sociais, Ciro declara o voto em Lula e critica Bolsonaro, o acusando de ter um perfil “fascista”.

Na entrevista, Bolsonaro não demonstrou guardar mágoas do antigo adversário. “Conversei com ele, que já aceitou. Acertamos os ponteiros e a gente toca o barco. É uma pessoa que eu conheço há muito tempo. Ele chegou em 95 na Câmara e eu cheguei em 91. Eu fui, mais da metade dos meus 28 anos de parlamentar eu fui do Progressistas. Não vamos ter problema nenhum na condução da Casa Civil, que é nosso ministério mais importante”, declarou.

Relação com o Senado

Ciro será o primeiro senador a ocupar um ministério no governo Bolsonaro, que tem dado preferência para nomear aliados provenientes da Câmara dos Deputados.

A mudança tem o objetivo de melhorar a relação do governo com o Senado Federal, que será responsável por aprovar a indicação de André Mendonça para o Supremo Tribunal Federal e de Augusto Aras para a Procuradoria-Geral da República (PGR). Além disso, há o surgimento de novas denuncias sobre o governo na CPI da Pandemia.

Como ficam os ministérios

PastaMinistro anteriorNovo ministro
Casa CivilLuiz Eduardo RamosCiro Nogueira
Secretaria Geral da PresidênciaOnyx LorenzoniLuiz Eduardo Ramos 
Ministério do Emprego e PrevidênciaOnyx Lorenzoni

Casa CivilCiro NogueiraJair BolsonaroReforma Ministerial

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais