Início » BEm: mais de três milhões de acordos já firmados em 2021
Economia

BEm: mais de três milhões de acordos já firmados em 2021

A+A-
Reset

A nova edição do Programa Emergencial de Preservação do Emprego e Renda (BEm), instituído por meio da Medida Provisória (MP) 1045, alcançou a marca de três milhões de acordos celebrados entre trabalhadores e empresas em 2021. O Programa permite que trabalhadores e empregadores entrem em acordo para redução de jornada e salário em troca da manutenção e estabilidade temporária dada ao empregado.

O governo federal fica responsável por repor parte do valor que foi reduzido temporariamente para minimizar a perda da renda do trabalhador, por meio do Benefício Emergencial. Ao todo, de acordo com dados oficiais, cerca de 2,5 milhões de empregadores e 615 mil trabalhadores já foram beneficiados em 2021.

Para que o BEm fosse possível, o governo destinou, por meio de crédito extraordinário, R$ 9,98 bilhões. Instituído em abril deste ano, o programa deve funcionar até meados do segundo semestre, pois, inicialmente, foi programado para durar quatro meses. De acordo com o secretário especial de Previdência e Trabalho, do Ministério da Economia, Bruno Bianco, o mecanismo não deve ser renovado.

A iniciativa é da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia e conta com a parceria com a Empresa Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev). O trabalhador pode receber até quatro parcelas – a primeira delas é paga no prazo de 30 dias, contados da data de início da vigência do acordo.

Na edição de 2020 o Programa auxiliou na manutenção do emprego de quase 10 milhões de trabalhadores por meio de mais de 20 milhões de acordos.


Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais