Início » Retomada econômica pode reduzir pressão sobre o governo – Análise Arko
DestaquePolítica

Retomada econômica pode reduzir pressão sobre o governo – Análise Arko

A+A-
Reset

A retomada econômica e o avanço na vacinação contra a covid-19 é boa notícia para o governo federal e também para os governos locais. Governadores já protagonizam uma espécie de competição para saber qual estado vai vacinar primeiro toda a população adulta. Em São Paulo, a previsão é de que todos com mais de 18 anos estejam vacinados até meados de setembro.

Com a vacinação em massa, a tendência é que o comércio tenha mais movimento e que o turismo retome o ritmo.

Mesmo os índices econômicos registrados no primeiro semestre já indicam um ambiente de melhoria. Algumas projeções dão conta de um crescimento de 6% no Produto Interno Bruto (PIB) neste ano. Em 2020 a queda registrada foi de 4,1%.

Segundo o Datafolha, por exemplo, o pessimismo com a economia registrou forte queda. De acordo com um levantamento do instituto divulgado na última sexta-feira (16), o índice dos entrevistados que acreditam que a situação econômica do país irá piorar teve uma redução de 30 pontos percentuais em relação a agosto do ano passado, e registra agora 35%.

Mas a empregabilidade é o fator fundamental para determinar como o ambiente político vai reagir ao ambiente econômico. Até o momento, o ano de 2021 tem um saldo positivo de empregabilidade – de janeiro a maio 1,2 milhão de novos empregos foram registrados. O dado representa uma recuperação em relação ao mesmo período do ano passado, quando, devido à pandemia, o saldo foi negativo, com 1,1 milhão de empregos a menos.

Para tentar manter a geração de empregos no restante do ano, o Ministério da Economia já anunciou que vai fazer uma nova revisão de Normas Regulamentadoras (NRs). O Ministério da Economia também estuda retomar o programa Contrato Verde Amarelo, que buscava incentivar a contratação de jovens, por meio da Medida Provisória 1045, que trata da renovação do Benefício Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda (BEm). Atualmente, a MP está na Câmara, sob a relatoria do deputado Christino Áureo (PP-RJ).


Cliente Arko fica sabendo primeiro

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais