Início » Fortalecimento de Garcia no PSDB aproxima Alckmin do PSD

Fortalecimento de Garcia no PSDB aproxima Alckmin do PSD

A+A-
Reset
DestaquePolítica

Em meio a disputa no PSDB com o vice-governador Rodrigo Garcia, o ex-governador Geraldo Alckmin deve se reunir nas próximas semanas com o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, para debater uma possível troca de partido.

Alckmin chegou a ser cortejado pelo DEM e pelo PSB, mas é mais provável que opte pelo PSD, partido que filiou recentemente o prefeito do Rio de Janeiro (RJ), Eduardo Paes. Em São Paulo (SP), o DEM, controlado pelo vereador Milton Leite, é aliado do governador João Doria e deve apoiar a candidatura de Garcia, que deve ter ainda o apoio do MDB e do PP.

O ex-governador, por sua vez, caso se filie ao PSD e concorra ao Palácio dos Bandeirantes, poderá ter o apoio do PSB, além de Márcio França seu vice, reproduzindo a chapa vitoriosa de 2014.

Com o ingresso de Rodrigo Garcia no PSDB – articulação viabilizada por João Doria – a viabilidade de Geraldo Alckmin ser o candidato tucano diminuiu, pois os aliados de Doria controlam o diretório estadual. Além disso, os aliados de Doria acreditam que a popularidade do governador irá melhorar nos próximos meses, beneficiando Rodrigo Garcia.

Assim, Garcia aposta que mudará o jogo que hoje é desfavorável a ele a partir da reversão da avaliação negativa do governo. O vice-governador cita, por exemplo, que o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) tem em carteira um orçamento de R$ 7 bilhões em obras.

Outra bandeira que Rodrigo Garcia apostará é a imunização da população. Pelas projeções de Doria e Garcia, SP será o primeiro estado a vacinar toda sua população. Além disso, medidas destinadas aos segmentos de menor renda como, por exemplo, o Vale-Gás, o Acolhe São Paulo, o bolsa trabalho, que vai pagar R$ 500 por mês para jornada de quatro horas por dia, também pode contribuir para a melhora na imagem de João Doria e, consequentemente, beneficiar Rodrigo Garcia eleitoralmente.

Diante desse cenário, ganha força a possibilidade de Geraldo Alckmin se filiar ao PSD. Alckmin, que possui uma imagem positiva em SP, caso concorra novamente ao Palácio dos Bandeirantes, será um candidato competitivo.

A eventual entrada de Alckmin na disputa é negativa para Garcia. O eleitor do PSDB tende a se dividir, já que parte da base tucana prefere o ex-governador e poderá votar mesmo que migre para o PSD.

Esta divisão poderá, por exemplo, provocar uma derrota precoce de Geraldo Alckmin ou Rodrigo Garcia já no primeiro turno, principalmente se o bolsonarismo conseguir viabilizar um nome competitivo. Além disso, existe a possibilidade de uma aliança entre PT e PSOL, unindo o ex-prefeito Fernando Haddad (PT) e Guilherme Boulos (PSOL), aumentando as chances da esquerda chegar ao segundo turno em SP.

Geraldo AlckminGoverno de São PauloPolítica São Paulorodrigo garcia

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais