Início » Presidência temporária do Mercosul é do Brasil até o final do ano
DestaqueInternacional

Presidência temporária do Mercosul é do Brasil até o final do ano

A+A-
Reset

O Brasil passou a ocupar a presidência pro tempore do Mercosul, bloco econômico que reúne, além do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, durante a 58ª edição da Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados realizada por videoconferência na última quinta-feira (8). 

Segundo o presidente Jair Bolsonaro, um dos focos do Brasil na liderança do Mercosul até o final do ano será a modernização da agenda econômica do bloco. Ele também afirmou que o Brasil continuará o trabalho de resgate dos princípios originais do bloco, relacionados à abertura e ao empenho pela integração das economias dos países membros nas cadeias de valor, regional e internacionalmente. 

Bolsonaro acrescentou que os valores orientadores da atuação do país no Mercosul são a liberdade, a democracia e a abertura para o mundo, presentes desde o nascimento do bloco. 

“Mercosul de resultados”

“Mercosul de resultados” foi a expressão utilizada pelo presidente brasileiro para indicar que o país buscará resultados que sejam reconhecidos e notados pelas populações e empresas dos países do bloco. Ainda nas palavras de Bolsonaro, o Mercosul não pode continuar sendo sinônimo de “ineficiência, desperdício de oportunidades e restrições comerciais”.

Jair Bolsonaro disse que é necessário iniciar novas negociações e finalizar os acordos comerciais ainda não firmados, junto da redução de tarifas e o fim de demais entraves para o comércio entre os países do Mercosul e com o mundo. Defendeu que os temas da redução da Tarifa Externa Comum (TEC) e da flexibilidade na adoção de acordos comerciais com países terceiros são agendas que precisam avançar. 

Para Bolsonaro, o Mercosul precisa buscar maior e melhor integração econômica com o mundo e alcançar resultados que mostram o valor do bloco à população, como novos empreendimentos, crescimento de empregos e produtos mais baratos, com consumidores mais satisfeitos. 

Retomada da economia

O empenho do governo brasileiro na intensificação da imunização em massa da população brasileira contra a Covid-19 e para assegurar uma rápida e plena retomada da economia do país foram ressaltados pelo presidente Bolsonaro durante seu discurso.

Na avaliação de Bolsonaro, as reformas empreendidas no país, bem como as medidas emergenciais para garantir a subsistência dos mais vulneráveis da população brasileira, fornecem uma base forte para a recuperação econômica. O presidente ainda sublinhou que os números mais atualizados da economia brasileira demonstram que a retomada já foi iniciada. 

Jair Bolsonaro também compartilhou a sua expectativa de que a próxima cúpula do Mercosul venha a ser realizada de forma presencial, ao final do ano, no Brasil devido ao avanço da vacinação em massa. 


Cliente Arko fica sabendo primeiro

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais