Início » Investigação sobre rachadinha gera desconforto no Congresso – Análise Arko

Investigação sobre rachadinha gera desconforto no Congresso – Análise Arko

A+A-
Reset
DestaquePolítica

Investigações sobre o possível esquema de rachadinha envolvendo o presidente Jair Bolsonaro poderiam respingar em outras figuras públicas. Por isso, é pouco provável que dê resultados a iniciativa da oposição de criar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a acusação.

Segundo reportado pelo UOL no início de julho, o presidente Jair Bolsonaro é suspeito de envolvimento em um esquema ilegal de entrega de salários de assessores, conhecido como “rachadinha”, na época em que exerceu os mandatos de deputado federal (1991 a 2018).

Gravações obtidas pelo site mostram a ex-cunhada do presidente, Andrea Siqueira Valle, dizendo que Bolsonaro demitiu o irmão dela (André) porque ele se recusou a devolver a maior parte do salário como assessor.

Investigações sobre o assunto por meio de uma CPI, todavia, são pouco prováveis. Primeiro porque o ato ilícito não teria sido praticado durante o mandato de Bolsonaro como presidente. Segundo porque uma investigação sobre a prática pode respingar em outras figuras públicas.

“A rachadinha é uma praga que está espalhada no legislativo brasileiro desde as câmaras de vereadores, passando pelas assembleias legislativas e chegando até o Congresso Nacional. Então é difícil acreditar que o Congresso iria investigar de forma intensa uma prática que muitos parlamentares podem ter cometido, que consideravam até uma prática natural”, avalia o cientista político e CEO da Arko Advice, Murillo de Aragão.


Cliente Arko fica sabendo primeiro

Análise ArkoArko Advicebolsonarogoverno BolsonaroJair Bolsonaro

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais