Início » Fundos Imobiliários: Projeto que propõe segurar reajuste dos aluguéis está na pauta da Câmara
DestaqueEconomiaEntrevistas

Fundos Imobiliários: Projeto que propõe segurar reajuste dos aluguéis está na pauta da Câmara

A+A-
Reset

Em entrevista exclusiva à Arko Advice, o deputado Vinicius Carvalho (REP-SP), autor do PL 1026/2021, que altera o índice usado no reajuste dos aluguéis, estima que o projeto pode ser votado entre quinta (15) e sexta-feira (16) na Câmara dos Deputados.

Ele relata que, após uma rodada de diálogo, o governo, que vinha se posicionando contra o projeto, agora deve votar a favor da medida.

“Eu participei de uma reunião com o governo, que sugeriu uma redação que foi acatada pelo relator. A alteração permite que as partes possam negociar livremente e que a lei tenha validade somente para os contratos futuros”, explica Carvalho.

Por outro lado, de acordo com fontes ouvidas pela Arko, a pauta da Câmara é ampla e a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) pode acabar interferindo na agenda do plenário. Outro fator que pode acabar evitando a votação é a reação do setor imobiliário, que tem se mobilizado contra o projeto. Fontes dentro da Câmara dizem que ainda não há consenso entre os deputados.

Também há uma preocupação sobre qual será o impacto do projeto sobre os Fundos de Investimentos Imobiliários (FIIs). Quem investe nesses fundos lucra principalmente com a distribuição de rendimentos provenientes do aluguel de imóveis.

Na entrevista, o relator rebateu as críticas de que o PL faz um controle artificial de preços. Segundo Carvalho, o projeto deverá sim impactar o rendimento dos FIIs, mas também terá como consequência a diminuição do risco desse tipo de investimento.

O que diz o projeto

O projeto propõe a substituição do índice de inflação que é usado para calcular o reajuste nos contratos de locação residenciais e comerciais. Atualmente, o valor é calculado pelo IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado). O projeto propõe que o reajuste não pode ser maior do que a inflação registrada no IPCA.

O IGP-M, nos últimos 12 meses, teve alta de 35,75%. No mesmo período, o IPCA teve alta de 8,35%.

A entrevista completa, com o deputado Vinícius Carvalho, em áudio, pode ser ouvida no “Direto da Fonte”, produto exclusivo para clientes Arko Private.


Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais