Início » Eletrobras: Partidos voltam a recorrer ao STF contra privatização

Eletrobras: Partidos voltam a recorrer ao STF contra privatização

A+A-
Reset
DestaquePolítica

Foi protocolada nesta quinta-feira (15) no Supremo Tribunal Federal (STF) uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) em que partidos da oposição pedem que a lei 14.182/2021, que autoriza a capitalização da Eletrobras, seja considerada inconstitucional. Assinam: PSOL, PSB, PT, PDT e PCdoB.

No documento, os partidos argumentam que a matéria deveria ser tratada por projeto de lei, não medida provisória, por falta de urgência e pela existência de um PL que trata do mesmo assunto. Também são questionados os “jabutis” – trechos que não tratam do motivo principal da MP. “Trata-se de matéria que foge ao escopo da MP proposta pelo Executivo e que modifica a matriz energética brasileira, criando reservas de mercado adotadas sem o devido planejamento técnico”, diz o documento.

Essa não é a primeira ação do tipo. Ontem, o Podemos apresentou ADI semelhante.

Durante a tramitação da MP da Eletrobras na Câmara, a oposição também apresentou um pedido de liminar para tentar barrar a votação. O pedido foi negado pelo ministro Luís Roberto Barroso.


Cliente Arko fica sabendo primeiro

CapitalizaçãoCapitalização da EletrobrasEletrobrásoposição

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais