Início » FecomercioSP é contra segunda fase da Reforma Tributária
DestaquePolítica

FecomercioSP é contra segunda fase da Reforma Tributária

A+A-
Reset

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) encaminhou um ofício encaminhado aos presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira; do Senado Federal, Rodrigo Pacheco; e aos líderes partidários no Congresso Nacional, a e seus conselhos Superior de Direito (CSD) e de Assuntos Tributários (CAT), demonstrando a contrariedade da entidade com o Projeto de Lei (PL) 2.337/2021, que consiste na  segunda fase da Reforma Tributária.

De acordo com o documento da FecomercioSP, o parecer da proposta é prejudicial ao Brasil, “uma vez que contém apenas medidas paliativas que não surtirão o efeito desejado, mas, sim, resultarão em uma majoração da carga tributária para a maioria dos contribuintes.”

Além disso, a entidade destacou que o PL aumentará a complexidade e a litigiosidade sobre a tributação do Imposto de Renda (IR), não vai gerar simplificação concreta no sistema e vai trazer insegurança com as mudanças. 

A federação também avaliou que, além de haver a bitributação, por já ter ocorrido a hipótese de incidência tributária na pessoa jurídica, a tributação da distribuição de lucros e dividendos possui alíquota muito superior à redução outorgada no IRPJ, o que acarretará aumento da carga tributária, inclusive para as micros e pequenas empresas.

A FecomercioSP defende uma agenda de reformas que proporcionem uma melhoria do ambiente de negócios e, também, um regime tributário simplificado, menos oneroso e de mais segurança jurídica para o empresário. 

Carta dos partidos 

Nove partidos publicaram uma carta, na última quinta-feira (8), manifestando contrariedade com a proposta de reforma do Imposto de Renda, apresentada pelo governo. No documento assinado pelos presidentes do MDB, PSL, DEM, PSDB, Solidariedade, Podemos, Novo, Cidadania e PV, os líderes partidários pediram um debate sobre a Reforma Tributária que tenha como parâmetro a simplificação tributária.

Na carta, os presidentes afirmam que o governo boicotou as propostas de reforma tributária que estão em discussão no Congresso e destacaram que nos últimos dois anos a Câmara e o Senado debateram exaustivamente a ideia de se alterar a cobrança nos impostos que incidem sobre o consumo, que teria impacto em um aumento potencial de 20 pontos percentuais em 15 anos no PIB. No entando, de acordo com os líderes, o governo boicotou a proposta de forma inexplicável.

“As mudanças propostas são bruscas alterações de rota. Colocam em risco a sobrevivência de pequenas e médias empresas e propiciam instabilidade nas de maior porte. A única certeza é que tudo isso vai resultar no desempenho negativo da economia de modo generalizado”, afirmam os partidos na carta.

 

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais