Início » Paulo Guedes concorda com mudanças na proposta original da reforma administrativa
EconomiaNotícias

Paulo Guedes concorda com mudanças na proposta original da reforma administrativa

A+A-
Reset

O ministro da Economia, Paulo Guedes, concordou com algumas alterações sugeridas pelo relator, deputado Arthur Oliveira Maia (DEM-BA), no texto da proposta de reforma administrativa (PEC 32/20). Na última quarta-feira (7), Guedes participou de uma audiência pública na comissão especial da Câmara sobre o tema.

Uma das mudanças sugeridas pelo relator é a respeito da adoção do conceito de carreiras exclusivas de Estado, em vez da expressão “típicas de Estado”. O ministro da economia destacou que existem cerca de 270 carreiras no serviço público e citou algumas que considera exclusivas, como embaixador, membros das Forças Armadas, do Judiciário e do Legislativo.

Paulo Guedes afirmou que não há dogmatismo do governo quanto à reforma e acrescentou que concorda com a retirada de artigos que levem à ampliação dos cargos comissionados no serviço público. O ministro também negou que haja intenção de fragilizar o serviço público e garantiu que não se referia aos servidores quando usou expressões como “granada no bolso” e “parasitas”. 

De acordo com Guedes, o governo tem um “pacto pela preservação dos direitos adquiridos” dos atuais servidores, mas com foco na adoção de novas tecnologias para modernizar e melhorar a qualidade dos serviços. Ele concordou, ainda, que a estabilidade da segurança na atuação do servidor público, mas defendeu padrões específicos de avaliação para cada carreira.

 

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais