Início » Energia: MME autoriza importação e exportação da Argentina e Uruguai

Energia: MME autoriza importação e exportação da Argentina e Uruguai

A+A-
Reset
Ministério de Minas e EnergiaNotícias

Para o primeiro semestre de 2021 foram autorizados pelo Ministério de Minas e Energia mais quatro agentes comercializadores a importar e exportar energia elétrica com a Argentina e o Uruguai até 31 dezembro de 2022. Ao todo já são 44 autorizados pela pasta entre 2018 e 2020.

A comercialização entre os países propiciará o incremento da competição e a melhor utilização dos recursos energéticos disponíveis, bem como o fortalecimento das relações governamentais com os vizinhos. Além disso, haverá uma diminuição do custo global de geração, oriunda desse intercâmbio, com vistas a atender ao consumo energético tanto do país importador (na compra de energia a preços mais baixos), quanto do Brasil (pela diminuição da conta de Encargos de Serviços de Sistema  -ESS).

Interconectados, os sistemas elétricos do Brasil, Argentina e Uruguai agora se beneficiam também da importação e exportação que elevam a segurança do Sistema Interligado Nacional (SIN).

Já os sistemas elétricos do Brasil e da Argentina estão interligados através das Estações Conversoras de Frequência de Garabi I e II, situadas no município de Garruchos (RS), e da Conversora de Frequência de Uruguaiana, localizada na fronteira com a Argentina.

Por sua vez, os sistemas elétricos do Brasil e do Uruguai encontram-se interligados através da Estação Conversora de Frequência de Rivera, situada na fronteira do município de Rivera, Uruguai, e Santana do Livramento, Brasil; e da Conversora de Frequência de Melo, localizada no município de Melo, Uruguai, próximo da fronteira de Jaguarão, no Rio Grande do Sul.

As autorizações de importação e exportação estão dispostas nas Portarias 339/GM, de 15 de agosto de 2018, para importação, e 418, de 19 de novembro de 2019.


Cliente Arko fica sabendo primeiro

Assine o Arko Private, serviço Arko para pessoa física, e tenha acesso exclusivo a um canal privado de interatividade e alertas em tempo real além de relatórios, Lives Exclusivas e um Evento Especial com figuras notáveis da nossa rede de contatos.

Energiaminas e energia

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais