Início » Projeto que autoriza governo a quebrar patente para produzir vacinas é aprovado na Câmara
Notícias

Projeto que autoriza governo a quebrar patente para produzir vacinas é aprovado na Câmara

A+A-
Reset

O projeto que permite ao governo federal quebrar a patente para produzir medicamentos e vacinas nos casos de emergência nacional ou internacional em saúde foi aprovado na Câmara dos Deputados, na última terça-feira (6). A proposta retorna para análise no Senado.

O PL 12/21 foi aprovado com substitutivo do relator, deputado Aécio Neves (PSDB-MG). De acordo com o texto, o detentor da patente ou do pedido dela, caso ainda não obtida, receberá o valor de 1,5% do preço líquido de venda do produto derivado da patente a título de royalties até que seu valor venha a ser efetivamente estabelecido.

Nos casos de pedidos de patente, os valores somente serão devidos se ela for concedida. Além disso, e o pagamento corresponderá a todo o período da licença compulsória concedida a outros fabricantes não autorizados antes da quebra da patente.

A proposta prevê, também, que poderá ocorrer a quebra de patente quando o Congresso Nacional reconhecer estado de calamidade pública de âmbito nacional. A quebra é uma expressão usualmente usada para situações em que o poder público deixa de reconhecer a exclusividade de exploração de um determinado produto pelo desenvolvedor ou inventor em momentos excepcionais, atribuindo a fabricantes aptos uma licença compulsória para a produção por tempo determinado.

 

Para poder quebrar a patente, o Executivo deverá publicar uma lista de patentes ou de pedidos de patente de produtos potencialmente úteis ao enfrentamento das situações de emergência.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais