Educação: governo investe R$ 514 milhões para o retorno presencial das aulas

As desigualdades educacionais acarretadas pela pandemia de covid-19 serão tema de debate na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, nesta segunda-feira (5). Para a presidente da comissão, a deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO), as desigualdades que marcam o direito à educação no Brasil são históricas e estruturais, mas o problema foi acentuado diante a exigência do ensino remoto durante a pandemia.

“Os desafios enfrentados não foram iguais e os dados mostram que a pandemia afetou ainda mais a vida escolar do perfil de estudantes que já era mais impactado pela cultura do fracasso escolar: meninas e meninos negros e indígenas, nas regiões Norte e Nordeste do País”, disse a deputada.

Dorinha destacou também as dificuldades extras impostas pela pobreza. De acordo com ela, é possível concluir que não há computador nem acesso à internet onde falta saneamento básico e até alimentação.

Além disso, a deputada destacou que o retorno às aulas no sistema híbrido não resolverá as lacunas sedimentadas durante o último ano. Por isso, ela quer discutir soluções para que as desigualdades educacionais agravadas pela pandemia não se perpetuem.

A audiência, que será realizada no plenário 12 a partir das 9h.