Início » Impactos da reforma administrativa na educação serão debatidos em comissão na Câmara

Impactos da reforma administrativa na educação serão debatidos em comissão na Câmara

A+A-
Reset
Notícias

Os impactos da PEC 32/20, que trata da reforma administrativa, serão discutidos em audiência pública, solicitada pelo deputado Professor Israel Batista (PV-DF), na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, nesta segunda-feira (28).

Batista afirmou que a maior motivação para a aprovação da Reforma Administrativa é a “ideologia da atual gestão federal em uma tentativa de desmoralização dos servidores públicos frente à sociedade, de maneira geral, responsabilizando-os, injustamente, pelos déficits que anualmente o Estado brasileiro enfrenta.”

Foram convidados para o debate o presidente da Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Anesp), Pedro Pontual; o presidente da Associação dos Diretores e Ex-Diretores das Escolas Públicas da Secretaria de Educação do DF (ADEEPDF), Gicileide Ferreira de Oliveira; o presidente da Associação de Servidores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Assinep), Alexandre Retamal; a reitora da Universidade de Brasília (UnB), Márcia Abrahão Moura; dentre outras autoridades do setor.

A Reforma

A reforma administrativa tem como objetivo remodelar o serviço público no Brasil. Seu principal efeito, se aprovada como está hoje, seria acabar com a estabilidade para a maioria das carreiras. Isso seria feito por meio da extinção do Regime Jurídico Único (RGU), ordenamento que hoje rege a contratação de servidores públicos. No lugar, são criadas outras cinco vinculações. Com o projeto, só terão direito à estabilidade servidores das carreiras típicas de Estado, aquelas essenciais ao funcionamento dos Três Poderes.

Câmara dos DeputadosEducaçãoReforma Administrativa

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais