Início » Bolsonaro participa de inauguração de campus agrícola com 5G
Política

Bolsonaro participa de inauguração de campus agrícola com 5G

A+A-
Reset

A “conexão” entre o agronegócio e o 5G já está ocorrendo no Brasil. Na última sexta-feira (25), o presidente Jair Bolsonaro participou, no município paulista de Sorocaba, da inauguração de um campus agrícola e de um pulverizador agrícola que funcionam de forma autônoma com o uso da tecnologia 5G.

Segundo o Palácio do Planalto, com recursos auxílio do 5G, o equipamento é capaz de identificar os locais que precisam ser pulverizados sem a ajuda humana.

Bolsonaro estava acompanhado pelos ministros da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, das Comunicações, Fábio Faria, e da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, em demonstração feita durante a inauguração do 5G Smart Campus Facens, campus conectado com tecnologia de quinta geração, do Centro Universitário Facens em parceria com empresas de telecomunicações.

“O país que não desenvolve sua ciência, sua tecnologia, está condenado a ser escravizado por outros que detêm tecnologias”, afirmou o presidente. “A tecnologia, a ciência, esse trabalho de todos vocês, é muito importante não apenas para o nosso futuro, obviamente para até a nossa sobrevivência.”

5G no Brasil

De acordo com o Ministério das Comunicações (Mcom), a definição da empresa responsável pela implantação do 5G no país deve ocorrer no segundo semestre deste ano. A tecnologia de quinta geração para redes móveis e de banda larga é, de acordo com o órgão, uma conexão de internet móvel mais rápida, ágil e econômica.

Com um tempo curto de transmissão de dados, a tecnologia permite, segundo o Mcom, o carregamento instantâneo de vídeos em altíssimas resoluções, o que colaborará, por exemplo, com cirurgias remotas. Será ainda a chave para apoiar a conectividade sem fio necessária para alimentar novas fábricas e cidades inteligentes e demandar por um novo perfil profissional, voltado para a economia digital.

Essas, e outras notícias, você também encontra na Arko Advice e no portal O Brasilianista

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais