Day trade: reforma tributária vai diminuir tributação sobre a operação

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Ministério da Economia (ME) propôs, nesta sexta-feira (25), a unificação em 15% da alíquota do Imposto de Renda (IR) para operações de renda fixa e variável. Com a novidade, os tributos sobre os investimentos “day trade” (operações liquidadas no mesmo dia) terão redução de 20% para 15%. As medidas fazem parte da reforma tributária do governo Jair Bolsonaro, que está sendo tocada de forma “fatiada”, em partes. 

Atualmente, a alíquota do IR para renda variável é de 15% em mercados à vista, cuja operação é feita com preços do momento, a termo, valores em contrato e com possibilidade de data de vencimento, de opções e de futuros, investimentos futuros, e de 20% em e em cotas de Fundos de Investimento Imobiliário (FII). 

Para renda fixa, como CDB´s e Tesouro Direto, a alíquota atual varia de 15% a 22,5% de acordo com o prazo de investimento, sendo que a alíquota mais baixa (15%) só vale para prazos acima de dois anos (720 dias). Ou seja, segundo o sistema atual, quanto maior for o prazo da aplicação, menor será o valor do imposto. 

A unificação, de acordo com o Ministério da Economia, tem por intuito facilitar o cálculo da tributação sobre os investimentos. “Buscamos, com a mudança, simplificar a tributação no setor. Nosso intuito é facilitar a vida do investidor”, disse o Coordenador-Geral de Tributação do ME, Fernando Mombelli. 

Essas, e outras notícias, você também encontra na Arko Advice e no portal O Brasilianista

Postagens relacionadas

Reforma tributária: procurador da Fazenda analisa detalhes da regulamentação

IFI eleva estimativa do crescimento econômico do país em 2024

TSE inicia julgamento que pode cassar Sergio Moro

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais