Início » Relator apresenta roteiro de audiências públicas para discutir Reforma administrativa

Relator apresenta roteiro de audiências públicas para discutir Reforma administrativa

A+A-
Reset
Notícias

Foi apresentado na primeira reunião de trabalho da Comissão Especial da Reforma Administrativa (PEC 32/20), pelo relator da proposta, o deputado Arthur Oliveira Maia (DEM-BA), o roteiro para a realização de 12 audiências públicas para discutir a aprovação da reforma. Entre os temas destacados está a ampliação dos cargos de comissão pela PEC, o que o relator quer evitar.

Durante a reunião foram apresentados 59 requerimentos sugerindo o convite de mais de 200 nomes para debater a reforma administrativa. As presenças mais aguardadas são os ministros da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos, e da Economia, Paulo Guedes, que pode ser ouvido já na próxima semana. Os demais convidados são representantes de sindicatos e associações profissionais de servidores públicos.

O presidente da comissão, deputado Fernando Monteiro (PP-PE), disse que vai levar pessoalmente o convite ao ministro da Economia e propor que ele compareça no plenário da comissão, na Câmara dos Deputados.

O deputado Paulo Teixeira (PT-SP) insistiu que o Paulo Guedes não falasse remotamente de seu escritório. Os deputados da oposição reclamaram que, durante o debate da PEC 32/20 na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, o ministro teria deixado de responder perguntas e saiu da reunião antes do esperado. Já Gervásio Maia (PSB-PB) questionou se o ministro “vai ter coragem de debater olho no olho” e disse que quando o ministro foi à CCJ, o que menos falou foi sobre a PEC 32. “Se a PEC 32 fosse boa, o debate estaria acontecendo”, afirmou.

Audiências públicas

De acordo com o relator, dentre os temas sugeridos a serem debatidos nas audiências públicas, o mais delicado é sobre as categorias não incluídas na reforma administrativa: juízes, membros do Ministério Público, membros dos tribunais de Contas, titulares de mandatos eletivos e militares.

A audiência pública sobre contratação temporária, cargos em comissão e funções de confiança também é um assunto a ser debatido com cuidado, de acordo com Arthur Oliveira Maia. O deputado disse que nota uma tentativa de fazer uma grande ampliação dos cargos em comissão e é preciso coibir.

As audiências propostas pelo relator são:
– dispositivo sobre intervenção do Estado no domínio econômico;
– propostas de inovação na administração pública;
– categorias excluídas da reforma administrativa;
– concurso público e o vínculo de experiência;
– condições para aquisição da estabilidade no serviço público;
– carreiras típicas de Estado e servidores contratados por tempo indeterminado;
– contratação temporária, cargos em comissão e funções de confiança;
– avaliação de desempenho e de servidores públicos;
– avaliação do Regime Próprio de Previdência Social;
– trabalhadores de empresas púbicas;
– efeitos da reforma administrativa sobre os atuais servidores;
– regulamentação da reforma.

O cronograma apresentado deve passar ainda por reformulações para incluir outras sugestões de deputados.

Paulo GuedesReforma Administrativa

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais