Início » CPI da Covid: Carlos Wizard não comparece para depor e sessão é suspensa

CPI da Covid: Carlos Wizard não comparece para depor e sessão é suspensa

A+A-
Reset
NotíciasPolítica

A sessão da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia desta quinta-feira (17) foi suspensa em razão da ausência do empresário Carlos Wizard, que alegou estar nos Estados Unidos e não compareceu ao Senado. A CPI ouviria também o auditor do Tribunal de Contas da União (TCU) Alexandre Figueiredo Costa Silva Marques, que obteve no Supremo Tribunal Federal (STF) o direito de ficar calado.

O empresário Carlos Wizard era esperado para depor à CPI por supostamente integrar um ministério da saúde paralelo. A secretaria da comissão foi procurada pelos advogados Wizard informando que o empresário não compareceria à reunião e solicitando uma audiência para “tratar de redesignação da data mais adequada dentro do cronograma dessa Comissão Parlamentar de Inquérito”.

O presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD-AM), informou que a comissão adotará o procedimento de condução coercitiva, que é quando as autoridades policiais precisam garantir que a pessoa intimada a prestar depoimentos cumpra a ação. “Nesse sentido oficiaremos a um juiz criminal para que requisite autoridade policial para apresentação da testemunha faltosa ou determine que seja conduzido por oficial de justiça o qual poderá solicitar o auxílio da força pública.” Aziz também pediu que que seja oficiado junto a Polícia Federal para que o passado de Carlos Wizard seja retirado imediatamente.

A comissão havia sido notificada da decisão liminar do ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso de um habeas corpus concedendo a Wizard o direito de não assinar termo de compromisso na qualidade de testemunha e que pudesse se recusar a responder perguntas dos senadores.

“O que me espanta é um cidadão procurar o Supremo Tribunal Federal (STF) para conseguir um habeas corpus para vir a essa CPI e ficar em silêncio nas perguntas que forem feitas a ele e ele não aparecer. Para que foi ao Supremo se não vinha? O ministro Barroso tem muitos afazeres dentro do trabalho que tem como ministro do STF”, disse Aziz.

CovidCPI da PandemiaOmar Aziz

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais