Início » Projeto prevê prazo para governo retirar FNDCT da reserva de contingência do Orçamento de 2021

Projeto prevê prazo para governo retirar FNDCT da reserva de contingência do Orçamento de 2021

A+A-
Reset
Notícias

Um projeto de lei prevê prazo para que o Poder Executivo retire recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) da reserva de contingência, liberando-os para seus fins legais. O PLP 66/21 determina que a retirada deve ser feita em até 30 dias após a sanção da lei orçamentária de 2021.

De acordo com o texto da proposta, o FNDCT poderá retirar os recursos por medida provisória de crédito adicional, que tem vigência imediata, ou por projeto de lei de crédito adicional encaminhado ao Congresso. A lei orçamentária foi sancionada em abril. O projeto será analisado agora pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Em seguida, irá para o Plenário da Câmara.

A proposta é do deputado Bohn Gass (PT-RS) e altera a Lei Complementar 177/21, que estabeleceu a proibição de contingenciamento dos recursos do FNDCT. O fundo foi criado para custear as despesas relativas à inovação e ao desenvolvimento científico e tecnológico.

A lei também proibiu a alocação em reserva de contingência dos valores provenientes das receitas vinculadas ao FNDCT. A reserva de contingência é uma dotação genérica do Orçamento onde o governo guarda recursos para gastos não previstos. Na prática, o dinheiro é reservado para cumprir a meta anual de resultado primário.

De acordo com Gass, o Orçamento de 2021 foi sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro com cerca de R$ 5 bilhões do fundo na reserva de contingência, o que corresponde a mais de 90% da dotação prevista para o ano. Além disso, o deputado afirma que em um contexto de pandemia, os recursos do fundo se tornam ainda mais importantes.

Orçamento 2021

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais