Semana na política: LDO, STF e Eletrobras
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Semana na política: visando ilustrar a terceira semana de junho de 2021, o time da Arko Advice preparou um cronograma sobre o que será pauta na política brasileira entre os dias 14 e 19 de junho.

Boa semana a todos!

Como será a semana? 

O Senado tenta votar a medida provisória que permite a privatização da Eletrobras. Na Câmara, o relator da reforma administrativa apresenta cronograma de trabalho. Os deputados também podem votar projeto que trata do ICMS sobre combustíveis. No Judiciário, destaque para o julgamento da autonomia do Banco Central. O Banco Central decide sobre taxa de juros. Veja os principais eventos da agenda a seguir.

Segunda, 14/06

✓ O Banco Central divulga o IBC-Br (prévia do PIB) de abril.

✓ Empresas fabricantes de máquinas, equipamentos e outros bens de capital discutem, na Abimaq, programa de importação de aço para garantir o abastecimento interno.

Terça, 15/06

✓ O senador Marcos Rogério (DEM-RO), relator da MP que trata da privatização da Eletrobras, apresenta seu parecer.

✓ A CPI da Pandemia do Senado ouve o depoimento de Marcellus Campêlo, secretário de Saúde do Amazonas.

✓ A Comissão do Meio Ambiente do Senado promove audiência pública sobre a privatização da Eletrobras com Nelson Hubner Moreira, ex-Ministro de Minas e Energia, e outros.

✓ A Câmara pode votar a MP 1040/21, que promove melhora no ambiente de negócios no país, e o projeto sobre regularização fundiária (PL 2633/20).

✓ O Conselho de Ética da Câmara vota parecer do deputado Fernando Rodolfo (PL-PE), que pede a suspensão do mandato do deputado Daniel Silveira (PSL-RJ) por seis meses por participação em atos antidemocráticos.

✓ A Comissão de Minas e Energia da Câmara discute a crise hídrica que atinge o País com o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Thiago Barral, o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Clezio Marcos de Nardin, e outros.

✓ Início da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central.

✓ Reunião da Executiva Nacional do PSDB para discutir regras para a escolha do candidato presidencial da legenda, cujas prévias estão marcadas para 21 de novembro.

Quarta, 16/06

✓ A CPI da Pandemia do Senado ouve o depoimento de Wilson Witzel, ex-governador do Rio de Janeiro.

✓ A Comissão Especial da Reforma Administrativa discute cronograma de trabalho do relator, deputado Arthur Maia (DEM-BA).

✓ O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central anuncia taxa básica de juros (Selic).

Quinta, 17/06

✓ A CPI da Pandemia do Senado ouve o depoimento do empresário Carlos Wizard.

✓ O Supremo Tribunal Federal julga Ação de Descumprimento de Preceitos Fundamentais (ADPF) nº 381, ajuizada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), que versa sobre a validade de norma coletiva que restrinja ou limite direitos trabalhistas não previstos na Constituição Federal.

Sexta, 18/06

✓ A CPI da Pandemia do Senado ouve o depoimento de Paulo Baraúna, representante da White Martins.

✓ O Supremo Tribunal Federal inicia julgamento de ação que questiona a constitucionalidade da lei que instituiu a autonomia do Banco Central. O julgamento vai até o dia 25.

✓ Centrais sindicais fazem manifestação pedindo o “Fora Bolsonaro”, auxílio emergencial de R$ 600, vacinas contra a covid-19 a todos os brasileiros e a extensão do Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e Renda.

Sábado, 19/06

✓ Partidos de esquerda fazem mobilização contra o governo Jair Bolsonaro.