Início » Sinovac pede que governo Bolsonaro pare de criticar China para enviar insumos de vacina ao Brasil
CoronavírusNotícias

Sinovac pede que governo Bolsonaro pare de criticar China para enviar insumos de vacina ao Brasil

A+A-
Reset

A farmacêutica chinesa Sinovac, desenvolvedora da vacina contra covid-19 Coronavac, pediu a diplomatas brasileiros uma mudança de posicionamento do governo em relação aos ataques do presidente Jair Bolsonaro à China. O pedido foi feito durante reunião, em Pequim, com o presidente da Sinovac, Weidong Yan, em maio, duas semanas após novos ataques de Bolsonaro ao país.

Yan teria mencionado a importância da mudança de comportamento político por parte do governo para garantir o envio de insumos ao Instituto Butantan, para a produção de vacinas no Brasil. A informação consta em um documento enviado pelo Itamaraty à CPI da Covid, obtido pelo jornal O Globo.

O ofício reproduz uma carta enviada pela Embaixada do Brasil em Pequim ao Ministério das Relações Exteriores (MRE) com o relato de uma reunião ocorrida em 19 de maio na capital chinesa entre diplomatas e representantes brasileiros com o presidente da Sinovac.

A Sinovac e o Instituto Butantan firmaram contrato para a produção do imunizante no Brasil em setembro de 2020. Porém, nas últimas semanas, o cronograma acertado para o embarque do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) essencial para a produção da vacina, não foi cumprido, uma vez que receberam apenas 75% dos valores acertados.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais