Início » MP que retira limite de exportação de oxigênio é aprovada na Câmara

MP que retira limite de exportação de oxigênio é aprovada na Câmara

A+A-
Reset
Notícias

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (8) a medida provisória que retira a obrigação de que as empresas produtoras de oxigênio medicinal localizadas em Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs) enviem para o exterior a maior parte de sua produção. De acordo com a regra vigente, essas indústrias devem tem ao menos 80% de seu faturamento anual proveniente da venda desse produto ao mercado externo. A MP 1033/21 segue para ser votada no Senado.

A medida tem como objetivo viabilizar a comercialização nacional do oxigênio, um dos principais insumos médicos usados nos hospitais para tratar casos graves de covid-19.

De acordo com o substitutivo aprovado, do deputado Lucas Vergílio (Solidariedade-GO), a legislação sobre ZPE é reformulada, permitindo a instalação de empresas exportadoras de serviços.

As ZPEs são áreas especiais em que as empresas são autorizadas a se instalar e contam com suspensão de tributos na compra de máquinas, matérias-primas e insumos usados na produção de mercadorias a serem exportadas. Atualmente, essas zonas podem ser instaladas apenas em regiões menos desenvolvidas para reduzir desequilíbrios regionais.

A MP é vista como uma abertura para que projetos de industrialização saiam do papel, como é o caso da Zona de Exportação do Maranhão (Zema).

A aprovação da MP 1033/21 define que empresas prestadoras exclusivamente de serviços ao mercado externo poderão ser instaladas nas ZPEs, desde que isso não signifique apenas a transferência de uma empresa já existente fora desse tipo de área e com proibição de venda de serviços ao mercado interno.

Caso as regras de funcionamento da ZPE sejam descumpridas, a pessoa jurídica terá sua habilitação cancelada e somente poderá pedir uma nova depois de dois anos. Além disso, empresas que comprarem seus serviços serão solidárias com os tributos devidos, por exemplo, pela venda ao mercado interno.

Câmara dos DeputadosPandemia

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais