Início » Deputado pede ao CADE estudo sobre eventual fusão entre Latam e Azul
Economia

Deputado pede ao CADE estudo sobre eventual fusão entre Latam e Azul

A+A-
Reset

Frente às notícias publicadas na imprensa que mostram o interesse da Azul Linhas Aéreas em adquirir a Latam, o deputado Eduardo Bismarck (PDT-CE) enviou um requerimento de informação ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) questionando a eventual operação.

Bismarck pede uma análise sobre a viabilidade jurídica da compra, sobre a possibilidade de concentração de mercado, sobre o risco de se criar um monopólio e sobre possíveis efeitos sobre as agências de turismo.

O deputado justifica seu requerimento dizendo que a fusão entre as duas empresas pode gerar preços mais altos, já que algumas rotas passariam a contar com a operação de uma única empresa aérea, além de desestimular a concorrência. “Poderá aumentar situações de monopólio, o que já ocorre hoje em algumas rotas, com elevados preços, inviabilizando a entrada de outros players e, consequentemente, afastando o turista estrangeiro, pois ficará ainda mais caro voar internamente no País”, diz.

A Latam passa por processo de recuperação judicial nos Estados Unidos. Mas, nesta sexta-feira (4), em entrevista à agência de notícias Bloomberg, o diretor-presidente da Latam Airlines, Roberto Alvo, disse que a operação brasileira da companhia aérea não está à venda. “Consideramos isso mais um sinal de preocupação da Azul, pois entendem que seremos um concorrente muito desafiador após sair da recuperação judicial”, disse o executivo sobre a movimentação da empresa rival.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais