Início » RJ: Freixo larga na frente para 2022

RJ: Freixo larga na frente para 2022

A+A-
Reset
Política

O instituto Paraná divulgou hoje (02) pesquisas de intenção de voto para governador no Rio de Janeiro (RJ). Foram testados quatro possíveis cenários para a disputa ao Palácio Guanabara.  Quem larga na frente na disputa é o deputado federal Marcelo Freixo (PSOL).

O único cenário em que Freixo não lidera é quando o apresentador da TV Globo, Luciano Huck (Sem partido), aparece na simulação. No entanto, por ora, Huck não é cotado como candidato ao governo do RJ.

No primeiro cenário, há um quadro de empate técnico entre o apresentador da TV Globo, Luciano Huck (Sem partido), que aparece com 21,3% das intenções de voto, e o deputado federal Marcelo Freixo (PSOL), que registrou 20,5%. A deputada estadual Martha Rocha (PDT) tem 14,7%. O governador Cláudio Castro (PL) contabiliza 13%. O presidente da OAB, Felipe Santa Cruz (Sem partido) registra 1,3%. Brancos, nulos e indecisos somam 29,1%.

No segundo cenário, sem Huck na disputa, Freixo tem 23,8% das intenções de voto. Ele está tecnicamente empatado com Martha Rocha, que registra 23,1%. Cláudio Castro tem 16,3%. E Felipe Santa Cruz aparece com 2,1%. Brancos, nulos e indecisos somam 34,7%.

No terceiro cenário, Marcelo Freixo lidera com 23,5%. Cláudio Castro tem 15,6%. O ex-presidente da Câmara Rodrigo Maia (DEM-RJ) registra 12,8%. O prefeito de Duque de Caxias (RJ), Washington Reis (MDB), tem 8%. E Bernadinho (Novo) registrou 5,6%. Brancos, nulos e indecisos tem 34,4%.

E no quarto cenário, Freixo lidera com 25,2%. Cláudio Castro tem 16,7%. Washington Reis aparece com 8,8%. O ex-prefeito de Niterói (RJ) Rodrigo Neves (PDT) tem 7%. E Bernardinho aparece com 6%. Brancos, nulos e indecisos somam 36,2%.

Com o ex-presidente Lula (PT) atuando para unir as esquerdas em torno de Marcelo Freixo, que poderá trocar o PSOL pelo PSB, a tendência é que ele, caso seja candidato, esteja no segundo turno. No entanto, a disputa no RJ ainda está bastante indefinida.

Além da atuação do presidente Jair Bolsonaro em favor do governador Cláudio Castro, há cerca de 40% dos eleitores localizados entre brancos, nulos e indecisos, deixando a disputa em aberto.

São Paulo

Nos bastidores da politica paulista, partidos de esquerda tentam construir uma frente ampla para concorrer ao governo do estado de São Paulo em 2022. Segundo o que a Arko Advice apurou, o PSOL tenta convencer os demais partidos de esquerda de que Guilherme Boulos encabece uma candidatura em 2022, tendo Fernando Haddad como vice.

Eleiçõesmarcelo freixo

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais