Início » Marcos Rogério confirmado como relator da MP da Eletrobras

Marcos Rogério confirmado como relator da MP da Eletrobras

A+A-
Reset
NotíciasPolítica

Errata: Esta matéria foi atualizada no dia 01/06. Na versão anterior, Davi Alcolumbre (DEM-AP) era apontado como provável relator.

O senador Marcos Rogério (DEM-RO) foi confirmado como relator da Medida Provisória que autoriza a capitalização da Eletrobras (MP 1031).

O cargo vinha sendo disputado pelo ex-presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP). O Senado precisa concluir a apreciação da matéria até o dia 22 de junho, que é quando vence seu prazo de vigência.

Senadores ouvidos pela Arko avaliam que o Senado deve adotar uma postura de maior cautela na análise da MP. A ideia é realizar audiências públicas antes da votação. Há um debate marcado para esta quarta-feira (2).

Mudanças feitas pela Câmara na MP da Eletrobras

Aprovada na Câmara em 19 de maio deste ano, a MP precisou ser alterada para conseguir o apoio dos deputados. O relator, Elmar Nascimento (DEM-BA) retirou a possibilidade de que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) pudesse intervir para evitar concentração de mercado. Inicialmente, o texto previa que empresas com muita participação seriam obrigadas a vender parte de sua energia no mercado de contratação regulado.

Outro trecho que foi retirado do relatório previa que a Eletrobras abrisse mão de cerca de R$ 40 bilhões em investimentos não amortizados em favor da nova empresa que vai abranger Itaipú e Eletronuclear.

“A proposta aprovada na Câmara foi um pouco desidratada com a retirada de alguns pontos mais espinhosos, o que facilita a aceitação no Senado. Além disso, ainda que mexa com privatização, o texto não causou fortes comoções públicas que possam culminar com um constrangimento político em uma eventual aprovação”, avalia o cientista político da Arko Advice, Lucas de Aragão.

Contudo, um ponto persiste gerando polêmica: o governo vai precisar contratar 6.000 MW de termelétricas movidas a gás natural, além de contratar energia de pequenas usinas hidrelétricas. Para deputados e senadores, essas obrigatoriedades podem acabar por aumentar os custos da nova empresa, gerando aumento de tarifa.

Davi AlcolumbreEletrobrásMarcos RogérioMP EletrobrásSenado

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais