Início » Indicador de incerteza da economia brasileira cai 9,5 pontos em maio

Indicador de incerteza da economia brasileira cai 9,5 pontos em maio

A+A-
Reset
Notícias

No mês de maio o Indicador de Incerteza da Economia brasileira, medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), caiu 9,5 pontos em relação ao mês anterior, chegando a 119,9 pontos. O resultado, o indicador está apenas 4,8 pontos acima do nível de fevereiro de 2020, último mês antes da chegada das medidas restritivas adotadas para combater a pandemia de covid-19 no Brasil.

O Indicador de Incerteza Econômica (IIE) mede a incerteza da economia brasileira a partir de informações coletadas dos principais jornais do país e das expectativas do mercado financeiro acerca de variáveis macroeconômicas. Conforme o índice cai, significa que a incerteza em relação à economia brasileira diminuiu.

De acordo com o levantamento, o componente mídia, construído a partir da frequência de menções à incerteza na imprensa, caiu 8,4 pontos e chegou a 117 pontos. Já o componente de Expectativas, baseado nas previsões de analistas econômicos para os próximos 12 meses, recuou 9,8 pontos e atingiu 123,4 pontos.

Em nota, a FGV informou que a continuidade das campanhas de imunização associada à melhora dos números da pandemia no Brasil em maio e à reabertura gradual de diversas economias mundiais contribuíram para a segunda queda consecutiva do nível de incerteza. “Apesar disso, o indicador permanece acima do nível médio de 115 pontos vigente entre 2015 e 2019 e ainda não recupera as altas observadas em março e abril de 2020. Olhando à frente, a possibilidade de uma terceira onda de Covid-19 no país e a possibilidade de novas medidas de restrição à mobilidade podem ameaçar esta tendência de queda nos próximos meses”, avaliou Anna Carolina Gouveia, economista da FGV na nota.

EconomiaFGV

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais