Início » 2022: Príncipe Luiz Philippe pode concorrer ao governo de SP 
Política

2022: Príncipe Luiz Philippe pode concorrer ao governo de SP 

A+A-
Reset

Não estamos nem em 2022 e a disputa pelo governo de São Paulo está movimentada nos bastidores. Segundo o que a Arko Advice apurou, o deputado federal, e membro da antiga família real brasileira, Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PSL-SP) pode ser o nome do presidente Jair Bolsonaro para o Palácio dos Bandeirantes. Orleans e Bragança conversa com o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), de Roberto Jefferson, presidente da sigla e aliado do líder do Executivo, para as eleições de 2022. 

À Arko, o deputado confirmou o interesse, mas afirmou que as negociações ainda são iniciais.  

O príncipe, no entanto, tem a concorrência de Abraham Weintraub, ex-ministro da educação, e Tarcísio de Freitas, atual ministro da infraestrutura, para ser o candidato de Bolsonaro no ano que vem. Nas manifestações pró-governo do último dia 15 de maio, por exemplo, o presidente Jair Bolsonaro defendeu a candidatura de Tarcísio.  “Estou tentando convencê-lo. Vamos ver. Eu quero que ele vá para São Paulo”. 

Questionado se deixaria de concorrer para que outro nome seguisse, Orleans e Bragança disse que “está buscando um encaixe”. 

2022: PSOL, PT, PSB e Patriota

Além do príncipe, a Arko já adiantou alguns nomes que podem pintar nas urnas paulistas do ano que vem. O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) tenta convencer os demais partidos de esquerda de que Guilherme Boulos encabece uma candidatura em 2022, tendo Fernando Haddad como vice. 

“O Boulos é um excelente nome para encabeçar uma chapa de esquerda. É talvez o melhor nome para liderar a derrotada do tucanato em SP, que tanto mal já vez ao estado”, afirmou uma fonte à Arko. 

Já Arthur do Val, político e influencer, é o nome do Patriota. Também conhecido como Mamãe Falei, Arthur vai concorrer pela segunda vez a um cargo do Executivo pela sigla. Em 2020, Do Val, que atualmente é deputado estadual na Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP), concorreu à prefeitura da capital paulistana – e foi muito elogiado pela liderança patriota. 

“Ainda não oficializamos a campanha, mas o Arthur já é o nome do Patriota para as próximas eleições”, afirmou um membro do partido. 

No Partido Socialista Brasileiro (PSB), Jonas Donizette, ex-prefeito de Campinas e ex-presidente da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), é um dos principais nomes do partido para o Palácio dos Bandeirantes em 2022. 

Donizette é visto com confiança entre as lideranças da PSB por ter ganhado relevância no cenário nacional no comando da FNP – como, por exemplo, na negociação por vacinas durante a pandemia da covid-19.    

À Arko, Jonas confirmou as negociações, mas disse que o governo do estado não é a única opção. “O Márcio [França] (ex-governador de São Paulo) e eu estamos negociando para ver quem encabeça a candidatura. Estou disposto a concorrer, também, ao Senado e até ao cargo vice-governador de São Paulo”.   

Contudo, como a Arko Advice antecipou, França é cotado para assumir cargos nacionais. Há negociações, por exemplo, para que o ex-governador seja o vice da chapa de Luís Inácio Lula da Silva nas próximas eleições presidenciais – ou, também, a liderança de um Ministério em uma eventual vitória de Lula. Estuda-se, ainda, lançar Márcio para uma vaga no Senado.   

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais