Início » Isenção temporária de imposto de renda na venda de imóveis residenciais é aprovada no Senado

Isenção temporária de imposto de renda na venda de imóveis residenciais é aprovada no Senado

A+A-
Reset
Notícias

Um projeto que prevê a isenção temporária de Imposto de Renda sobre ganhos obtidos na venda de imóvel desde que o dinheiro da venda seja aplicado em outro imóvel foi aprovado no Senado, na última terça-feira (27). O benefício passa a valer para as vendas de imóveis efetuadas dentro de todo o ano de 2021. O PL 3.884/2020 foi proposto pelo senador Wellington Fagundes (PL-MT) e teve parecer favorável do senador Carlos Portinho (PL-RJ), na forma de um substitutivo. A matéria segue para análise da Câmara dos Deputados.

Conhecida como Lei do Bem, a isenção já estava prevista na Lei 11.196, de 2005, que prevê a liberação do pagamento do IR sobre ganho na venda de imóvel residencial, desde que a pessoa, no prazo de 180 dias contado da celebração do contrato, use o dinheiro da venda na compra de outros imóveis residenciais no país.

Durante a discussão do projeto, o relator acolheu emenda da senadora Rose de Freitas (MDB-ES) e estabeleceu que, para as vendas de imóveis efetuadas em 2021, o prazo será suspenso até 31 de dezembro deste ano, em razão da continuidade da pandemia de covid-19. No texto original, esse prazo começaria a ser contado apenas ao fim do estado de calamidade pública, instituído pelo Decreto Legislativo 6, de 2020.

Para o senador Wellington Fagundes, a isenção vai incentivar a construção civil e impedir que o vendedor de imóvel opte por especular no mercado financeiro. O autor da proposta argumentou que com a pandemia, o setor de habitação sofreu fortes impactos e que medidas assim precisam ser tomadas para que os efeitos negativos da economia sejam minimizados.

Imposto de RendaVenda de imóveis

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais