Início » Câmara aprova novos critérios para concessão do BPC a idosos e pessoas com deficiência
Notícias

Câmara aprova novos critérios para concessão do BPC a idosos e pessoas com deficiência

A+A-
Reset

A Câmara dos Deputados aprovou, na última quarta-feira (26), uma medida provisória que define critérios para a concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC) a idosos e pessoas com deficiência com renda familiar per capita de até meio salário mínimo. O texto da MP 1023/20 segue agora para o Senado.

No texto original da proposta o limite da renda familiar per capita era inferior a 1/4 do salário mínimo. No entanto, o deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG), relator do texto, incluiu um dispositivo definindo novos parâmetros para avaliar a vulnerabilidade, por meio de regulamento do Poder Executivo, a fim de permitir a concessão do benefício a pessoas com essa renda.

De acordo com a proposta aprovada, os critérios são o grau da deficiência, a dependência de terceiros para o desempenho de atividades básicas da vida diária, e o comprometimento do orçamento do núcleo familiar com gastos médicos não ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para idosos, apenas os dois últimos critérios são aplicáveis.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais