Início » Estudo do Banco Central aponta baixa adesão da portabilidade de crédito

Estudo do Banco Central aponta baixa adesão da portabilidade de crédito

A+A-
Reset
Notícias

Avaliação do Banco Central (BC) aponta a existência de um potencial não realizado de portabilidade de crédito no Brasil. De acordo com o estudo “Evolução da portabilidade de crédito no Brasil: comportamento e perfil”, divulgado nesta terça-feira (25), são 18,9 milhões de consumidores de empréstimos no crédito consignado, 4,2 milhões no financiamento de veículos e 493 mil no crédito imobiliário.

Segundo o estudo do Banco Central, esses clientes pagam taxas de juros acima da média atual do mercado e se optassem pela portabilidade de crédito, poderiam transferir sua operação para outra instituição, com custo menor. O relatório afirma que mesmo em um cenário de redução das taxas de juros a procura pela portabilidade ainda representa um percentual pequeno.

Apenas 6,3 milhões de solicitações de portabilidade de crédito foram registradas em 2020. Desse total, 62% foram efetivadas e 13% foram retidas após negociação com o cliente. Essa modalidade permite que consumidores transfiramsuas dívidas para outras instituições financeiras, reduzindo taxas de juros, crédito adicional, alongamento do prazo, entre outras conveniências.

Banco Central

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais