Em reunião extraordinária, países do Mercosul tentarão resolver impasse sobre TEC e abertura comercial

Foto: Reprodução

Está marcada para o dia 08 de junho uma reunião extraordinária entre os ministros da Economia e das Relações Exteriores dos países do Mercosul. Recentemente, os membros apresentaram propostas de modernização e visão de futuro para bloco. No centro da discussão está a redução da Tarifa Externa Comum (TEC). A ideia brasileira é uma redução homogênea de 20% para todos os itens. A proposta da Argentina é zerar linhas tarifárias escolhidas, concentrando o corte em bens intermediários.

Em entrevista para o Valor Econômico, o secretário de Comércio Exterior do Ministério da Economia, Lucas Ferraz, explicou que uma das principais divergências é que a proposta brasileira sugere um corte linear, em todos os setores, para não haver escolha de vencedores e perdedores.

Ferraz também falou sobre a possibilidade de solução ser a liberação dos países do bloco para redução das tarifas conforme preferirem. De acordo com ele, essa solução não acabaria com a TEC, uma vez que cerca de 35% dos produtos já têm alíquotas diferentes por conta das listas de exceções e regimes diferenciados.

Outro tópico que faz parte da agenda de modernização do Mercosul é a liberação dos membros para negociarem com outros países e blocos separadamente. A proposta é defendida pelo Uruguai e pelo Brasil. Os impasses existentes entre os integrantes do bloco são sobre temas sensíveis para o processo de integração regional. Os desfechos da reunião extraordinária de junho serão importantes para o futuro do bloco.

Postagens relacionadas

Representantes defendem que ultrprocessados fiquem fora da cesta básica na Reforma Tributária

Reforma tributária: procurador da Fazenda analisa detalhes da regulamentação

IFI eleva estimativa do crescimento econômico do país em 2024

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais