Início » Depoimento de Ernesto Araújo reforça tendência antigoverno da CPI

Depoimento de Ernesto Araújo reforça tendência antigoverno da CPI

A+A-
Reset
Notícias

Não houve surpresa no depoimento de Ernesto Araújo à CPI da COVID no Senado. As revelações do ex-ministro reforçam os entendimentos anteriores de que ele agiu com interesses ideológicos e vão embasar o relatório final que, sem nenhuma dúvida, irá condenar o governo.

Ernesto disse, durante depoimento à CPI da Covid, nesta terça-feira (18), que trocou telegramas diplomáticos com o embaixador brasileiro na Índia, Elias Luna Santos, pedindo ajuda para a importação de cloroquina e hidroxicloroquina para o Brasil. De acordo com o ex-chanceler, a iniciativa da pasta veio após pedido do Ministério da Saúde.

“Houve uma grande corrida aos insumos para hidroxicloroquina e baixou precipitadamente o estoque de cloroquina. A pedido do Ministério da Saúde, buscamos facilitar a importação de insumos para a produção de cloroquina”, relatou.

Falas anti-China

Ernesto Araújo também afirmou que o Brasil foi o país que mais recebeu vacinas e insumos fabricados pela China por causa da “relação madura e construtiva” entre os países. Questionado sobre as falas anti-chinesas, o ex-ministro afirmou à CPI da Covid que não fez tais declarações e que não houve, em momento algum, hostilidade à China por sua parte.

O presidente da Comissão, senador Omar Aziz (PSD-AM), alertou o depoente que não aceitaria mentiras da testemunha. “Queria apartá-lo que o senhor está sob juramento de falar a verdade. O senhor deu várias declarações anti-China, inclusive se indispôs por várias vezes com o embaixador chinês”, repreendeu Aziz.

A contradição com relação à sua postura em relação à China poderá ser alegada adiante como uma tentativa de falsear a realidade perante a CPI.

No geral, Araújo conseguiu aguentar a pressão. Politicamente, não haverá nenhuma consequência adicional para o ex-chanceler além de ser, ao final da CPI, apontado como um dos participantes dos erros cometidos pelo governo.

ChinaCPIErnesto Araújo

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais