Início » Depoimentos na CPI mostram que governo acreditava na imunidade de rebanho, avalia senador Humberto Costa
CoronavírusEntrevistasNotícias

Depoimentos na CPI mostram que governo acreditava na imunidade de rebanho, avalia senador Humberto Costa

A+A-
Reset

A CPI da Pandemia já alcança sua terceira semana, tendo interrogado o atual e todos os ex-ministros da Saúde do governo Bolsonaro, com exceção de Eduardo Pazuello. Para o senador Humberto Costa (PT-PE), um dos representantes da oposição na CPI, os depoimentos mostram que o governo teve uma atuação errática no combate à pandemia.

Segundo o parlamentar, um dos principais erros do governo revelados pelas testemunhas foi pautar o combate à covid-19 em crenças equivocadas, como a chamada “imunidade de rebanho”. “Na visão dele, isso faria com que o vírus deixasse de circular. Mas, ao lado disso, a doença, que é extremamente grave, já provocou centenas de milhares de mortes, infectou milhões de pessoas e, inclusive, muitas delas ficaram com muitas sequelas”, disse o senador.

Humberto Costa também avalia que as tentativas do ex-ministro Eduardo Pazuello não ir à comissão ou de receber autorização para ficar calado mostram que o presidente Jair Bolsonaro tem medo de acabar comprometido pela CPI. “Se tem alguém que foi um fiel cumpridor de todas as orientações e decisões do Presidente da República foi o senhor Eduardo Pazuello”, avalia.

Confira a entrevista completa:


Três perguntas: Senador Humberto Costa (PT-PE), membro titular da CPI da Pandemia

Qual o balanço que o senhor faz da CPI até este momento?

Eu acho que a CPI vem cumprindo de forma muito eficiente o papel a que ela se destina: fazer um levantamento do que aconteceu no Brasil ao longo desse um ano e três meses de pandemia, onde o que há de mais marcante é uma condução equivocada, errática, por parte do governo brasileiro no enfrentamento a covid-19.

Com as informações obtidas, já é possível fazer alguma avaliação?

Fica evidente, nos depoimentos e informações que temos até agora, que o Presidente da República decidiu que a melhor maneira de enfrentar a covid-19 era permitir que a maioria da população brasileira se contaminasse e que com isso fosse criada uma espécie de imunidade natural. Na visão dele, isso faria com que o vírus deixasse de circular. Mas, ao lado disso, a doença, que é extremamente grave, já provocou centenas de milhares de mortes, infectou milhões de pessoas e, inclusive, muitas delas ficaram com muitas sequelas.

O governo tem tentado evitar que Pazuello fale. A oitiva dele é uma ameaça para o governo? Qual o valor desse depoimento?

A vinda do ex-ministro Eduardo Pazuello a CPI é, na verdade, uma forma de confirmarmos todas essas conclusões que estamos tendo e para buscarmos fatos novos para que a investigação possa se aprofundar. Será lamentável se ele se ausentar ou se apenas permanecer em silêncio diante dos senadores.

Na verdade, ele está com medo, mas também é um medo que o governo tem, especialmente o Presidente da República. Se tem alguém que foi um fiel cumpridor de todas as orientações e decisões do Presidente da República foi o senhor Eduardo Pazuello. Portanto, a responsabilidade que ele tem sobre essa tragédia sanitária, social, econômica e política que o Brasil vive hoje é também do Presidente da República em igual intensidade.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais