Início » Projeto de lei proíbe governo de comprar produtos de empresas suspeitas de explorar trabalho escravo ou infantil

Projeto de lei proíbe governo de comprar produtos de empresas suspeitas de explorar trabalho escravo ou infantil

A+A-
Reset
Notícias

Um projeto que institui o monitoramento do uso de trabalho forçado e do trabalho infantil em estados estrangeiros foi aprovado na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados. Com a aprovação do PL 2563/15, do deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP), o governo vai elaborar anualmente um relatório contendo lista das empresas e países que apresentam indícios de trabalho forçado ou trabalho infantil.

A partir da elaboração da lista, órgãos das três esferas administrativas (federal, estadual e municipal) não poderão adquirir produtos das empresas incluídas na relação. De acordo com o relator do texto, o deputado Helder Salomão (PT-ES), desde 2003 o governo elabora uma lista de pessoas físicas e jurídicas que submetem trabalhadores a condições análogas à escravidão. A relação, porém, só inclui nomes que atuam no Brasil.

“O Brasil não pode se valer deste mecanismo [Cadastro] para identificar empresas estrangeiras que exportam produtos para o nosso País utilizando trabalho análogo ao escravo para sua fabricação. Essa situação gera concorrência desleal que favorece essas empresas”, argumentou .

A proposta defende que o governo brasileiro vai trabalhar pela criação de regras, no Brasil e em fóruns internacionais, que proíbam a importação de bens manufaturados com o uso de trabalho forçado ou de trabalho infantil. O PL agora será analisado agora pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

ComércioImportação

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais