Início » Presidente da Anvisa confirma que Bolsonaro tentou alterar bula da cloroquina
NotíciasPolítica

Presidente da Anvisa confirma que Bolsonaro tentou alterar bula da cloroquina

A+A-
Reset

O presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antonio Barra Torres, confirmou em depoimento à CPI da Covid, nesta terça-feira (11), que o presidente Jair Bolsonaro tentou alterar a bula da Cloroquina para incluir o medicamento no tratamento contra a Covid-19.

Na última terça-feira (4), o ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta fez a denúncia contra Bolsonaro, dizendo que foi Torres que barrou a ideia de avançar. O presidente da Anvisa confirmou a história, acrescentou que a reunião ocorreu no Palácio do Planalto e que não recebeu a informação de quem foi a ideia de fazer a alteração na bula.

“Minha reação foi muito imediata de que aquilo não podia acontecer. Só quem pode modificar uma bula é a agência reguladora daquele país e desde que solicitado pelo laboratório. Quando houve essa proposta de uma pessoa física, me causou uma reação mais brusca. A reunião não durou mais depois disso”, disse o presidente da Anvisa.

Questionado sobre a eficácia da cloroquina como medicação para o tratamento precoce, Barra Torres disse que não há estudos que comprovem a eficiência do medicamento no tratamento da doença. “Ate o momento, as informações que temos vão contra a possibilidade do uso da cloroquina para tratar a covid-19. O tratamento precoce não contempla essa medicação e sim a testagem em massa.“

Sputnik V

Barra Torres afirmou, ainda, que a análise de importação de uso emergencial da vacina russa Sputnik V está parada até que a União Química, desenvolvedora nacional do imunizante, forneça informações que estão pendentes e disse que a responsabilidade de apresentar respostas aos quesitos solicitados é toda da desenvolvedora. “Assim que eles responderem, a análise será feita dentro do prazo legal e o nosso posicionamento será firmado.”

No mês de abril a Anvisa negou a importação do imunizante russo, em caráter excepcional e temporário, pedida pelos estados da Bahia, Acre, Rio Grande do Norte, Maranhão, Mato Grosso, Piauí, Ceará, Sergipe, Pernambuco e Rondônia. A autorização permitiria que as doses fossem compradas, distribuídas e aplicadas na população.

O presidente da Anvisa ressaltou que a negação do pedido de importação da vacina não descredibiliza a eficácia do imunizante. “Infelizmente, uma série de acusações feitas pelo próprio desenvolvedor nos fez colocar de forma mais clara os motivos do indeferimento”, garantiu.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais