Início » CCJ: Calendário da Reforma Administrativa gera polêmica

CCJ: Calendário da Reforma Administrativa gera polêmica

A+A-
Reset
NotíciasPolíticaUrgente

Apesar da previsão de que o novo calendário da reforma administrativa seria definido nesta terça-feira (20), o tema gerou polêmica na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), em mais uma sessão acalorada, adiando a decisão. Hoje, o relator, deputado Darci de Matos (PSD-SC) esteve reunido com deputados da oposição para buscar um calendário consensual. A oposição demanda uma tramitação mais longa, com a realização de, pelo menos, 11 audiências públicas, acrescentando ao menos duas semanas ao cronograma inicial.

Inicialmente, houve consenso entre oposição e relator, mas a demanda foi barrada pela presidente da comissão, Bia Kicis (PSL-DF), que defende que o calendário original seja mais enxuto. A parlamentar quer manter o dia 14 de maio como data limite para realização de audiências públicas. O plano inicial prevê 6 audiências públicas, com 8 entidades ouvidas por dia. Uma reunião extra seria realizada no início dos trabalhos para ouvir o ministro da Economia, Paulo Guedes, totalizando 7 audiências.

De acordo com Bia Kicis, se não houver acordo sobre o calendário, os requerimentos de audiência pública devem ir a votação na quinta-feira (22). Segundo ela, o governo tem maioria na comissão e o grupo deve rejeitar maior parte dos pedidos, para que as audiências sejam feitas mais para frente, na comissão especial.

A expectativa é de que o relatório da PEC 32 seja apresentado na segunda quinzena de maio, assim que as audiências públicas forem finalizadas. Em seguida, a Reforma Administrativa deve ser votada na CCJ.

O tema é polêmico e alvo de forte obstrução por parte da oposição. A Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público (Servir Brasil), por exemplo, acompanha o assunto de perto. De acordo com o que apurou a Arko Advice, a estratégia primária do grupo, formado por 242 parlamentares é impedir a tramitação e a aprovação da PEC. Caso essa primeira estratégia dê errado serão apresentadas emendas para tentar diminuir a abrangência da reforma.

Saiba mais:

Reforma em dúvida

Ainda que o governo continue a apostar na tramitação rápida da PEC 32, diversos parlamentares, inclusive apoiadores da reforma, já começam a duvidar de que será possível aprová-la antes do fim do mandado do presidente Jair Bolsonaro.

O deputado Paulo Ganime (NOVO-RJ), por exemplo, disse, em entrevista à Arko, que trabalha para que a reforma avance, mas que não vê a proposta avançando tão facilmente.

“Reforma Administrativa é algo que prejudica a governabilidade ou até mesmo a questão eleitoral para 2022 para o Presidente da República, também para alguns deputados que teriam sua base questionando qualquer apoio à reforma administrativa, principalmente aqueles que têm como base funcionários públicos”, disse.

Bia KicisCCJDarci de MatosReforma Administrativa

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais