Início » Deputado federal, José Carlos Schiavinato, morre vítima de covid-19

Deputado federal, José Carlos Schiavinato, morre vítima de covid-19

A+A-
Reset
CoronavírusPolítica

O deputado federal José Carlos Schiavinato (PP-PR) morreu, vítima da covid-19, na noite da última terça-feira (13), em Brasília. O parlamentar estava em seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados, e era membro titular da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.

José Carlos Schiavinato foi o primeiro deputado federal em exercício a falecer em decorrência da Covid-19. No Senado, já foram contabilizadas três mortes de parlamentares ativos em decorrência da doença, os senadores Major Olímpio, José Maranhão e Arolde de Oliveira.

Em março deste ano, Schiavinato tinha perdido a esposa, Marlene Schiavinato, também em decorrência do novo coronavírus

Natural de Iguaraçu, no norte do Paraná, Schiavinato tinha 66 anos e estava internado desde 3 de março na capital. Engenheiro civil formado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Schiavinato foi deputado estadual no Paraná (2015-2018) e prefeito de Toledo (PR) por dois mandatos (2005-2012).

Luto oficial na Câmara

Em razão da morte do parlamentar, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), decretou luto oficial de três dias na Casa. Além disso, suspendeu todos os trabalhos no plenário e nas comissões nesta quarta-feira (14).

Por meio de seu perfil no Twitter, Lira afirmou ter recebido “com pesar” a notícia da morte de Schiavinato.

O Regimento Interno da Câmara prevê a possibilidade de suspender as sessões em virtude de falecimento de congressista da legislatura, entre outras situações.

Câmara dos DeputadosCoronavírusCovid-19Lira

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais