Início » Salles propõe auxílio econômico como solução contra desmatamento

Salles propõe auxílio econômico como solução contra desmatamento

A+A-
Reset
EntrevistasNotíciasPolítica

Para o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, os problemas ambientais que persistem na região amazônica são agravados pela situação de baixa renda da população. Como alternativa, o ministro sugere o pagamento de um auxílio a antigos trabalhadores de atividades ilegais. “Além das ações de comando e controle, precisamos de incentivo econômico. Quem é que vai receber isso? A pessoa que está na ponta, fragilizada. É preciso dar incentivo econômico para que as pessoas não dependam da atividade ilegal. Precisamos combater a ilegalidade, mas oferecer uma alternativa”, disse, em live da Arko Advice exclusiva para clientes.

Na entrevista, mediada por Murillo de Aragão, presidente da Arko, Salles destacou a importância de programas que remuneram a população local por ações ambientais positivas. “Uma maneira de fazer o recurso chegar até as comunidades é o pagamento por serviços ambientais. Você pode remunerar aquele que já fez coisas corretas e aquele que é chamado a fazer. Podemos remunerar as pessoas para que elas ajudem a recuperar áreas que foram degradadas. O Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) nos ajuda e o programa Floresta+ já está em andamento e pode ser ampliado”, cita.

De acordo com Salles, o Brasil é responsável por cerca de 3% das emissões globais de carbono. Metade disso deve-se ao desmatamento ilegal. O ministro defende que a regularização de terrenos invadidos é um bom caminho para se frear o desmatamento. “Qualquer movimento que desclassifique os movimentos de regularização fundiária está atrapalhando o combate ao desmatamento”, defendeu.

Queimadas no pantanal

Com a aproximação do período da seca no pantanal, começa a crescer a preocupação com as queimadas. Em 2020, o fogo consumiu 2,1 mil km², área maior do a soma do que foi perdido nos últimos 18 anos, segundo dados do IBGE. O desastre chamou a atenção da comunidade internacional para a política ambiental brasileira.

Contudo, na avaliação do ministro do Meio Ambiente, a situação não deve se repetir em 2021. “As queimadas no pantanal no ano passado se deram por conta de condições meteorológicas específicas e pela proibição do uso do ‘fogo frio’ para limpeza das áreas de pasto. Fizemos diligências com Mato Grosso e Mato Grosso do Sul para que os estados autorizem que os fazendeiros façam o uso do fogo frio para evitar acúmulo de material combustível para queimadas”, disse.

Meio AmbienteRicardo Salles

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais