Início » “Paulo Guedes não sairá do governo”, afirma Lucas de Aragão
EconomiaPolítica

“Paulo Guedes não sairá do governo”, afirma Lucas de Aragão

A+A-
Reset

Apesar de uma possível saída do ministro da Economia ser semanalmente ventilada por grandes jornais, Lucas de Aragão, analista de política da Arko Advice, avalia ser muito difícil que o chefe da pasta economia deixe o ministério neste momento. “Críticas existem, mas não vejo uma saída de Guedes”, afirmou. A declaração foi feita no último domingo (11) durante a live semanal da Arko, Política Brasileira.

“Mesmo com críticas de alguns parlamentares à condução de Guedes nas negociações do Orçamento 2021, o Ministério da Economia segue otimista como trabalho do chefe. Todos gostam muito de Paulo Guedes. Não dá para negar que existe pressão, mas, neste momento, uma saída é difícil”, disse.

Segundo Lucas, também não há mobilização do Centrão pela cabeça do ministro. “O Centrão não considera Paulo Guedes um indivíduo insubstituível, mas também não quer sua cabeça. Vejo que o ministro poderia sair caso sua pasta fosse desmembrada ou caso houvesse desrespeito ao teto de gastos, mas não acredito que nenhuma das possibilidades aconteça – pelo menos no curto prazo”, afirmou.

Pressão aumenta sobre Guedes

Acompanhando o presidente Jair Bolsonaro, Paulo Guedes participou de um encontro com empresários em São Paulo na última semana para, entre outros assuntos, debater o andamento da pauta econômica no Brasil.

De acordo com Lucas de Aragão, o entendimento dos investidores sobre a participação do ministro foi dúbio: a maioria não acredita mais em Guedes como no início do governo, mas ainda o vê como um protetor fiscal do Brasil.

“O mercado teme pela saída de Guedes. Afinal, os investidores o veem como um protetor do teto de gastos e das medidas fiscais do país”, disse.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais