Início » Senado aprova prorrogação da entrega do Imposto de Renda Pessoa Física

Senado aprova prorrogação da entrega do Imposto de Renda Pessoa Física

A+A-
Reset
NotíciasPolítica

O Senado aprovou o Projeto de Lei (PL) 639/2021 que prorroga o prazo de apresentação da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2021. Caso aprovado integralmente no Congresso Nacional, o último dia para apresentar a declaração passa de 30 de abril para 31 de julho. No entanto, por ter sido alterado pelos senadores, o PL volta à Câmara dos, uma vez que a tramitação do texto teve início entre os deputados.

Segundo estipulado pelos senadores, não haverá mudança no cronograma do pagamento da restituição (compensação tributária da Receita Federal ao contribuinte). Com isso, o primeiro lote deve ser liberado em 31 de maio de 2021 caso o entendimento dos deputados seja o mesmo.

O relator da matéria no Senado, senador Plínio Valério (PSDB-AM), alterou um trecho da proposta original, e determinou que o pagamento total do imposto deve ser feito até o final de 2021, e não até os primeiros meses 2022 como previa o texto da Câmara. De acordo com o relator, as alterações foram de encontro a uma solicitação da equipe econômica do governo.

“Isso foi feito para atender um ponto de vista da União. Eles foram taxativos dizendo que prorrogar para janeiro e fevereiro retiraria do Orçamento de 2021 um valor estimado em R$ 2,6 bilhões, que seria transferido para o Orçamento de 2022. É um assunto complicado e a gente complicaria mais. Procurei fazer o que é bom para a população e que não seja ruim para a União”, disse o senador.

Em 2020, a prorrogação do prazo do IRPF também ocorreu. A mudança, contudo, foi feita por meio de instrução normativa da Receita Federal, que passou o prazo final para do dia 30 de abril para o dia 30 de junho. O cronograma de restituição permaneceu o mesmo, fazendo com que o primeiro lote fosse liberado em 29 de maio, antes do prazo final de entrega.

Direito TributárioImpostos

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais